• Santuário Santa Rita de Cássia
  • Formação Cristã
     
     
    02.Abr - FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
    FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS


    A nossa Igreja Católica aqui no Brasil, por meio de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) promove desde 1964 a Campanha da Fraternidade, sempre com um tema central e um lema extraído da Bíblia. Essa campanha acontece sempre durante o tempo quaresmal. Conforme o Papa Francisco, a quaresma é tempo favorável para os cristãos saírem da própria alienação existencial. A superação dessa alienação deve acontecer a partir da Palavra de Deus que nos conduz pelos caminhos das obras de misericórdia (corporais e espirituais), itinerários para uma vida plena, desviando-nos de uma vida alienada e de morte.


     


    A Campanha da Fraternidade de 2019 tem como tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, e como lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27). A proposta é entender, resgatar e fortalecer a política enquanto cuidado da cidade, que está para além e para aquém dos partidos políticos. Ainda para o Papa Francisco, a política é a forma sublime de exercer a caridade.


    Políticas Públicas são ações e programas que são desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal, onde no parágrafo único do artigo 1º diz que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos. Políticas Públicas são ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade e podem ser ações de governo (temporário) ou de Estado (permanentes). Representam soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade por meio de plebiscitos, referendos, projetos de lei... Sem a democracia e a participação da sociedade, as Políticas Públicas tendem a refletir mais a força do mercado, de um grupo político... Esta Campanha da Fraternidade que ser propositiva no sentido de, a partir de uma participação consciente, propor politicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis, afinal ela apresenta meios para concretizar o projeto de Deus, que o próprio Jesus nos indicou o caminho da justiça e da salvação: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6.36). São justamente por conta de ideologias vazias, excludentes, situações de morte que devemos propor um modelo de comportamento, a fim de enriquecer o debate dos projetos e a eficácia das Politicas Públicas atuais. O Texto Base da campanha vai reforçar o valor e a importância que nós, cristãos católicos devemos dar à Doutrina Social da Igreja, que nasce das Sagradas Escrituras e da fé viva na Igreja, não sendo apenas uma teoria social e que nos alerta para uma participação ativa e consciente dos cristãos leigos e leigas que devem estar presentes no vasto mundo da política. Pode-se dizer que Cristo estará presente nesse meio se os cristãos estiverem lá.


    A Campanha da Fraternidade quer ajudar a construir uma cultura de fraternidade, apontando os princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade. A vida fraterna é a síntese do Evangelho quanto às relações humanas e testemunha a nossa dignidade como verdadeiros filhos e filhas de Deus e para tanto propõe como objetivo geral estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.


    Que possamos nos colocar a disposição desta convocação que nos é feita, para testemunharmos o Santo Evangelho no nosso dia a dia, pois é aí que devemos ser verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo. Que por intercessão de Santa Rita de Cássia tenhamos a coragem de seguirmos Jesus Cristo não com tantas palavras, mas, sobretudo com ações sócio transformadoras.


    Diácono Ney Guimarães.



     


    Indique a um amigo
     
     
    Contato
  • Santuário Santa Rita de Cássia


    Rua Padre Dehon, 728 Hauer – Curitiba/PR
  • (41) 3276-2075 ou (41) 3278-6557
  • santuariodasrosasctba@hotmail.com
  • instagram twitter
     
    Patrocinadores
     

    Copyright © 2020 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.