• Notícias da Paróquia

24.Jul - Memorial Descritivo do Projeto de Readequação do Presbitério e da Capela do Santíssimo da Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia

Presbitério

O conjunto todo foi pensado de forma que houvesse uma integração maior entre o Altar e a assembléia, criando um espaço litúrgico adequado a uma boa celebração, onde o padre pode “olhar” no centro do Altar.

A redistribuição das peças litúrgicas, a colocação das imagens dos santos nas laterais, um local para as flores, expressão de amor e agradecimento por graças alcançadas pela intercessão de Santa Rita; assim tudo bem organizado, podemos centralizar a atenção de nossa assembléia no Altar que é o próprio Cristo que está no meio de nós.

Ambão de Leitura

A concepção do Ambão de leitura ou Mesa da Palavra tem o mesmo material do altar por ser parte integrante da liturgia. Sem a Palavra proclamada não há liturgia, por isso a dignidade do Ambão de leitura. Ao acender a luz do Ambão, também a luz junto à Pia Batismal irá se acender; anuncia-se a Palavra no Ambão e nós nos convertemos e somos batizados na fonte das águas onde a Mãe Igreja acolhe seus filhos.

Cruz Processional

Em uma liturgia correta, a Cruz Processional entra na frente da procissão fazendo memória ao caminho da via sacra, e quando chega ao Presbitério é cravada no chão lembrando o momento em que elevaram Jesus na cruz. Dessa forma cumpre sua função: não é um enfeite! É nesse momento que se inicia a missa, porque estamos de novo sobre o calvário onde faremos memória da morte e ressurreição do Senhor.

Sacrário e Capela do Santíssimo

A Capela do Santíssimo se faz necessário para que haja um lugar adequado para guardar as reservas eucarísticas, onde se encontra o Santíssimo. Assim, deixa o Presbitério com a sua única função que é a de celebrar a liturgia eucarística

Painel

Ascensão do Senhor. Esta é a interpretação da imagem que está no centro da cruz.

A cena a sua volta, segundo a tradição iconográfica, nos relata esta passagem que em Lucas 24,50-51 (depois de os ter levado até Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu).