04.Mar - A Quaresma é uma academia espiritual autêntica e necessária, afirma bispo

O Arcebispo Emérito de Sucre (Bolívia), Dom Jesús Pérez, convidou a descobrir na Quaresma uma “academia autêntica, válida e necessária para todos, onde se renovam e fortalecem nossos músculos espirituais”.

Em sua reflexão, o Prelado explicou que, com a Quarta-feira de Cinzas, abre-se “um itinerário de purificação para a Páscoa: em penitência, escuta frequente e atenta da Palavra de Deus e com práticas das obras de misericórdia”.

Em seguida, no primeiro domingo da Quaresma, o Evangelho mostra “Jesus homem, tentado como toda pessoa, mas dando-nos o ensinamento de como vencer as tentações”.

“Jesus vive em oração, penitência e na escuta humilde da Palavra do Pai”, sustentou Dom Pérez. “No deserto treina para lutar contra Satanás, luta que perdurará até a sua morte na Cruz”.

Por outro lado, nesta academia espiritual, a Igreja orienta seus filhos a viver com obras concretas o que Jesus sintetiza: na oração, no jejum e nas obras de misericórdia.

“Todas estas ações, segundo Jesus, devem ser feitas não para ser vistos e elogiados, mas para agradar a Deus Pai, que vô tudo o que fazemos”, indicou Dom Pérez.

Assim, a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja “nos convidam a entrar em uma academia autêntica, válida e necessária para todos, onde se renovam e fortalecem nossos músculos espirituais, para nos encontrarmos com Deus em maior profundidade”.

O Arcebispo Emérito de Sucre insistiu na urgência de viver a Quaresma em “mudança e conversão”, em meio a um mundo “injusto e corrupto, que está nos levando a um suicídio humano e espiritual”.

“Também na família se nota a injustiça – alertou o Arcebispo –, quando, pela indiferença, pela incompreensão, pelo egoísmo e por tantas outras ações, as relações pessoais são falseadas e as pessoas, afastadas”.

“Estamos diante de um mundo no qual se quer silenciar a presença de Deus. Isso também é injusto. A Quaresma é a passagem de Cristo por esse mundo injusto para fazê-lo humano e cristão”, concluiu Dom Pérez.

Fonte: ACI Digital