• Santuário Santa Rita de Cássia
  • Notícias Gerais
     
     
    16.Out - Apresentado o logo oficial da JMJ 2023 em Lisboa

    O logo oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi apresentado nesta sexta-feira, 16, dia em que se comemora a eleição papal de São João Paulo II, fundador deste encontro internacional de jovens que tem marcado gerações em todo o mundo. A apresentação ocorreu em uma transmissão através das redes sociais do evento.



    O novo logotipo foi inspirado pelo tema escolhido pelo Papa Francisco para essa edição do evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente», Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.



    A vencedora do concurso realizado para a escolha do logo foi a jovem portuguesa Beatriz, de 24 anos, diretora de Arte e Design. Ela conta que tudo começou porque sua irmã e alguns amigos participaram do concurso para o hino da Jornada e ela foi acompanhando todo o processo criativo deles, o que também despertou nela o desejo de fazer o seu trabalho com relação à imagem.


     


    Confira, mais abaixo, o relato dela sobre como foi desenvolvido o logo da JMJ 2023.


    O Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, comentou o logo oficial. Ele destacou que, com essa imagem, Portugal mostra ao mundo a vontade de cumprir o pedido do Papa Francisco. Ele contou que perguntou ao Papa o que ele esperava da JMJ 2023 em Lisboa e o Pontífice disse apenas uma palavra: evangelização.



    “Esse logo que é hoje apresentado é disso mesmo que fala. Fala de uma jovem, Maria, que logo em seguida à anunciação vai levar esse Jesus que tinha concebido à sua prima Isabel e vai apressadamente. E o Papa até repetiu: ‘apressadamente, mas não ansiosamente’. Ou seja, vai com muita vontade de comunicar à sua parente, que no fundo representa todos nós”.



    Ele também falou sobre as cores de Portugal – vermelho e verde – presentes na imagem. “O verde pode ser esperança e o vermelho alegria, portanto, uma esperança alegre que a evangelização transmite com todos esses jovens que aqui vêm e que depois partirão com uma experiência forte que de certa maneira os assemelha a Maria, no sentido que lhes vai dar ainda mais Cristo do que já têm para depois levarem a todos
    Relato de Beatriz sobre a construção do logo:



    “Primeiro fiz uma análise dos logos das edições anteriores. Comecei pela cruz – foi o central, foi de onde tudo partiu – que era atravessada por um caminho, porque foi a forma mais visual de transmitir a passagem. Depois a cruz foi tomando forma e foi recebendo outros elementos. Pensou-se em ter o Espírito Santo ou algum elemento com alguma dinâmica a atravessar o caminho. Depois percebemos que o terço era um elemento que fazia sentido, mas houve vários exercícios para perceber como é que este terço podia entrar visto eu já tínhamos uma estrutura de cruz muito presente, até chegarmos ao resultado final com estas cores de Portugal. Existe o rosto de Maria, que é um bocadinho quem está sempre ao lado deste caminho, quem nos ajuda a caminhar para Cristo e é também atravessado pelo Espírito Santo que é quem nos ilumina e nos dá direção. E o caminho começa na sigla porque é um caminho que não acaba na jornada, começa na Jornada. E Nossa Senhora não tem medo. Parece que, quando temos Jesus conosco há uma coragem ainda maior. Esta decisão de Maria de ir visitar sua prima Isabel é muito inspiradora porque Maria não se acomoda e é esse o convite aos jovens: é que não se acomodem, que se levantem, que façam acontecer, que construam, e que não deixem o destino do mundo na mão dos outros”.


    Processo de escolha



    A proposta vencedora foi escolhida num concurso internacional promovido pelo Comité Organizador Local (COL) que contou com a participação de centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes.
    A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipa de acadêmicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas foram depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências de comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas. Coube depois ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida selecionar a proposta vencedora.


    Fonte: Canção Nova

    Indique a um amigo
     
     
    Contato
  • Santuário Santa Rita de Cássia


    Rua Padre Dehon, 728 Hauer – Curitiba/PR
  • (41) 3276-2075; (41) 3278-6557 ou (41) 98778-1840
  • santuariodasrosasctba@hotmail.com
  • instagram twitter
     
    Patrocinadores
     

    Copyright © 2020 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.