Popup

30.Jan - Bispos brasileiros realizam visita ad limina neste ano de 2020

Conforme explica o site do Regional Centro Oeste da CNBB, esta visita acontece a cada cinco anos e é denominada “Visita ad limina Apostolorum”, que significa “no liminar, na soleira, nos limites ou estradas (limina) das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo, onde os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos, conservados, segundo a tradição, na Cidade de Roma”.

“A visita é uma antiga tradição da Igreja e uma graça de Deus, pois permite aos bispos estarem reunidos juntos à Sé de Pedro. É voltar às fontes originais onde a vida e o carisma iniciaram o caminhar da Igreja, para reavivar e fortalecer o significado desses locais, na vida e na missão dos pastores da igreja de nosso tempo”, afirma o site.

Além disso, ressalta que “essa peregrinação também é uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos realizam junto à Santa Sé e seus diversos organismos, dicastérios (departamentos), conselhos e comissões pontifícias”.

O primeiro regional da CNBB a realizar a visita ad limina neste ano será o Centro Oeste, cujos bispos estarão em Roma de 8 a 18 de fevereiro e terão uma audiência com o Papa Francisco em 11 de fevereiro.

Segundo o presidente do Regional Centro Oeste e Bispo de Luziânia, Dom Waldemar Passini Dalbello, a expectativa é de “ouvir o que Francisco tem a nos dizer, para sermos melhores e para qualificarmos a ação evangelizadora em nossas dioceses”.

“A visita ‘ad limina’ revela a busca da comunhão entre os bispos e o sucessor de Pedro, o Papa. Certamente não se trata de uma visita informal para uma troca de ideias. É uma visita programada, preparada desde muito antes”, esclareceu o Prelado.

De acordo com ele, os bispos levam em seus “corações a esperança de crescer na fidelidade a Deus no cumprimento” de suas tarefas. “A missão dos bispos exige contínuo discernimento, e queremos ser auxiliados pelos organismos da Santa Sé que estão colaborando diretamente com o Papa”.

Por fim, o presidente do Regional Centro Oeste exortou os fiéis católicos a acompanharem esta visita ad limina por meio da oração, pois “a visita do bispo diocesano ao Papa, aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, deve ser um convite a renovar o esforço de comunhão para os irmãos das comunidades católicas de cada diocese”.

“Os primeiros cristãos ‘perseveravam na doutrina dos apóstolos’, e nós também crescemos na vivência da fé quando fugimos de todo relativismo e daquela indiferença ou passividade que ameaça nossa experiência religiosa. A doutrina dos apóstolos nos propõe a via do Evangelho, da autenticidade, do fervor espiritual, da caridade criativa e atual”, disse.

Assim, “neste momento de preparação, peço a todos os fiéis católicos que nos acompanhem com suas orações. Que os frutos da Visita 'ad limina' sejam abundantes!”, concluiu em declaração ao site do Regional.

Fonte: ACI Digital