24.Fev - Dom Darci Nicioli comenta homenagem de escola de samba à Nossa Senhora

A Escola de samba de São Paulo, Unidos de Vila Maria, vai homenagear Nossa Senhora Aparecida no carnaval 2017.  “Aparecida, a Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro" é o tema do enredo da escola de Samba.

O Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Nicioli comentou a homenagem que acontece nesta madrugada de sexta para sábado.

Confira na íntegra:

Caríssimos!

Convido-os a refletir sobre o fato de uma Escola de Samba de São Paulo, a Unidos de Vila Maria, tomar como tema os ‘300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida", no carnaval deste ano.

A imagem de Aparecida, em si, não é ‘propriedade’ da Igreja. Devemos ter como certo que o primeiro guardião da Imagem histórica é o Sr. Arcebispo de Aparecida, mas suas réplicas e representações são de domínio público. Portanto, qualquer devoto ou não, católico ou não, faz o uso que quiser deste símbolo religioso, sem possibilidade de oposição formal da parte de autoridade eclesiástica, a não ser por mera deferência ou respeitoso obséquio.

Daí que o agir de S. Emcia Revma D. Odilo e, à época, D. Raymundo Damaceno, foi oportuno para evitar o que poderia ser pior. Afinal, já que iriam levar a celebração do Jubileu dos 300 anos para o carnaval, melhor que o fizessem com a orientação desses irmãos bispos e de seus assessores.

Aqui é o caso de se considerar a assertiva: em certos situações vale buscar o mal menor!

De outra parte, como "sujar" as vestes na lida da missão, como anunciar em novos areópagos, como anunciar hoje o "Deus desconhecido", como ser Igreja em saída, se não deixarmos o nosso "reduto" e assumirmos certos riscos, ainda que calculados?

Ainda, é preciso manter a unidade. Juncti Valemus!

+ Darci José Nicioli, CSsR

Arcebispo de Diamantina MG

Fonte: A12

Copyright © 2019 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.