13.Jul - Formadores de seminários discutem desafios da formação de novos padres

Mais de 200 padres de todas as regiões do Brasil estão reunidos em Aparecida (SP) para o Encontro Nacional para Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Trabalhando a dimensão espiritual, os formadores trocam experiências e recebem uma formação para a continuidade dos trabalhos na realidade dos seminários.

Um dos assessores do encontro é o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), Dom José Roberto Fortes Palau, referencial da OSIB Nacional e falou que na atualidade um dos grandes desafios dos formadores nos seminários é o trabalho com os jovens que chegam para serem padres.

“Hoje nós enfrentamos o esfacelamento das famílias, então muitos jovens vêm de uma família com dificuldades; com problemas, não generalizando, mas hoje não acontece na maioria dos casos a educação dos fundamentos da fé nas famílias, muitos deles chegam e não sabe o básico da fé, então tudo isso tem que ser trabalhado durante o tempo de formação, é um tempo longo de formação, mas necessário.”, colocou.

"... formar um padre não é como uma produção em série, a formação sacerdotal é como o trabalho de um joalheiro ele vai esculpindo uma joia então demanda tempo".

Dom José explica que os documentos da Igreja pedem que a formação dos pastores seja segundo o coração de Cristo e por isso é um processo longo e criterioso.

“A formação é gradual, acumulativa, você vai crescendo e vai acumulando conhecimento, experiências em vistas da maturidade que isso que nós queremos para nossos padres, que sejam bons pastores [...] formar um padre não é como uma produção em série, a formação sacerdotal é como o trabalho de um joalheiro ele vai esculpindo uma joia então demanda tempo”, comparou.

Ratio Fundamentalis é o documento da Congregação para o Clero da Santa Sé que está sendo estudado durante o encontro, segundo Dom José Roberto no Brasil já foi feita as diretrizes para a formação dos sacerdotes em um documento da CNBB e já está bem próximo daquilo que a Ratio Fundamentalis pede, em 2018 a Assembleia Geral da CNBB deve abordar esse documento para adequação das diretrizes.

O encontro da OSIB trabalha as dimensões das diretrizes da formação para os padres no Brasil, são quatro dimensões: intelectual, espiritual, humano afetivo e pastoral.

Esse ano o curso para formadores está trabalhando a dimensão espiritual, em 2018 esse encontro deve acontecer no Rio de Janeiro (RJ) e vai trabalhar a dimensão intelectual.

Fonte: A12

Copyright © 2019 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.