20.Fev - Igreja celebra festa dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta

Nesta quarta-feira, 20, a Igreja celebra a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, os santos Francisco e Jacinta Marto.

Em Fátima, a data é marcada por uma programação especial. Logo cedo, aconteceu a oração do Rosário na Capelinha das Aparições, em seguida uma procissão seguiu com os ícones dos pastorinhos até a Basílica da Santíssima Trindade. Logo após, o Cardeal António Augusto dos Santos Marto, atual Bispo de Leiria-Fátima, presidiu a Santa Missa.

No período da tarde haverá ainda um encontro com as crianças na Basílica da Santíssima Trindade, e em seguida serão celebradas as Vésperas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Semana de celebrações

As celebrações no Santuário de Fátima tiveram início no domingo, 17, com o V Concerto evocativo dos Pastorinhos de Fátima, realizado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Nesta terça-feira, 19, uma Vigília preparou os fiéis para a grande festividade. O momento foi marcado pela oração do Rosário, uma procissão de velas e veneração dos Santos nos seus túmulos.

Além destas celebrações, o Santuário organizou um momento formativo nos dias 16 e 17, com a realização da primeira Oficina Pastoral intitulada “Francisco e Jacinta na catequese da infância”. O objetivo foi aprofundar o conhecimento e significado do fenômeno Fátima, além de conhecer mais sobre os santos pastorinhos.

Fonte: Canção Nova