24.Jun - Natividade de São João Batista é celebrada neste dia 24 de junho

Nesta segunda-feira, 24, a Igreja Católica celebra a solenidade litúrgica do nascimento de João Batista. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, explica que João Batista e a Virgem Maria são os únicos em que a liturgia lembra o nascimento.

“Os demais santos são comemorados no dia da morte, portanto, João é comemorado duas vezes: no nascimento e no seu martírio, celebrado em 29 de agosto”, explica o arcebispo.

Dom Orani afirma que João Batista é o “profeta do Altíssimo” e diz que o seu modo de viver lembra Elias, o profeta que vivia no deserto, impelido pelo Espírito. “Aliás, no evangelho de Lucas, o anjo anuncia que João andará no espírito de Elias, o mais típico ‘homem de Deus’ do Antigo Testamento”, salienta.

João, conforme o cardeal, é testemunha da Luz, sobretudo por ter apontado Cristo no meio da humanidade. O bispo conta que Ele encarna a plenitude do Antigo Testamento e a preparação para o Evangelho. E teve a graça de batizar o próprio Cristo, marcando o início da missão do divino Salvador.

Para ele, esse privilégio litúrgico se deve à grandeza da missão do Batista. “Ele é o precursor do Messias, aquele que foi enviado para preparar os caminhos do Senhor. É testemunha da luz por ter apontado Cristo no meio da humanidade”, aponta.

Nos evangelhos, várias passagens ressaltam a pessoa e a missão do Batista. Segundo Dom Orani, João Batista nos convida a mudarmos de vida, a levarmos a virtude da esperança cristã a todos os que vivem desesperançados, a direcioná-la conforme os valores do Reino de Deus. O cardeal reitera ainda que a mensagem de São João Batista se faz atual. “Ela convida todos a se empenharem na construção de uma nova sociedade, sem violência, sem miséria, uma sociedade que ofereça condições de vida digna para todos”, diz.

A festa do nascimento de São João Batista, além de se inserir nas tradicionais festas juninas com seu folclore e tradição é também, segundo Dom Orani, um momento para fazer o anúncio de Jesus Cristo, e, assim, preparar os caminhos do Senhor nos corações das pessoas.

“Celebrando a festa de São João Batista, rogamos que sua proteção se faça constante e sua mensagem sempre nos interpele para a construção de uma sociedade cada vez mais alegre e bonita. Para a construção de uma sociedade cada vez mais cheia de vida e de esperança cristã, marcada pelos valores do Evangelho de Jesus Cristo, de quem João Batista foi o precursor!”, finaliza.

Fonte: Canção Nova