12.Jul - Papa agradece Patriarca de Lisboa por nota sobre casais de segunda união

O Patriarcado de Lisboa, Portugal, divulgou nesta quinta-feira, 12, uma carta do Papa Francisco enviada ao cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, para agradecer a “aprofundada reflexão”sobre a aplicação do capítulo VIII da exortação apostólica Amoris laetitia.

No dia 6 de fevereiro deste ano, Dom Manuel publicou uma “Nota para a receção do capítulo VIII da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’”, apresentada aos sacerdotes do Patriarcado de Lisboa.

“Esta sua aprofundada reflexão encheu-me de alegria, porque reconheci nela o esforço do pastor e pai que, consciente do seu dever de acompanhar os fiéis, quis fazê-lo começando pelos seus presbíteros para poderem cumprir da melhor forma o ministério”, disse o Papa na carta.

O Santo Padre destaca que as situações da vida conjugal constituem hoje um dos campos onde o acompanhamento é mais necessário e delicado, lembrando que quis chamar o Colégio Episcopal a um itinerário sinodal prolongado, que propiciasse, que propiciasse, apesar das dificuldades inevitáveis, a maturação de orientações compartilhadas em benefício de todo o povo de Deus.

Francisco ainda encoraja o cardeal e seus colaboradores a prosseguirem, com sabedoria e paciência, no compromisso de acompanhar, discernir e integrar a fragilidade, que de variadas formas se manifesta nos cônjuges e nos seus vínculos.

“Um compromisso que, se por um lado requer de nós, pastores, não pouco esforço, por outro regenera-nos e santifica-nos, pois tudo é animado pela graça do Espírito Santo, que o Senhor Ressuscitado concedeu aos apóstolos para a remissão dos pecados e o solícito tratamento de todas as feridas”, afirma.

O Pontífice conclui a carta assegurando suas orações pelo cardeal e pedindo-lhe que também reze por ele. O Papa abençoou também o presbitério e toda a comunidade diocesana do Patriarcado de Lisboa.

O cardeal-patriarca de Lisboa indicou hoje seis “alíneas operativas” para “acompanhar e integrar” os casais em segunda união na Igreja Católica, referindo que em causa estão “circunstâncias excecionais” e que a “possibilidade sacramental” requer um discernimento “caso por caso”.

A Nota para a receção do capítulo VIII da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’, publicada por Dom Manuel indica seis “alíneas operativas” para “acompanhar e integrar” os casais em segunda união na Igreja Católica, referindo que em causa estão “circunstâncias excepcionais” e que a “possibilidade sacramental” requer um discernimento “caso por caso”.

Fonte: Canção Nova