24.Nov - Papa cria nova diocese na Bahia e nomeia primeiro bispo

O Papa Francisco criou uma nova diocese no Brasil: a diocese de Cruz das Almas, desmembrando-a, assim, da arquidiocese de São Salvador (BA), tornando-a sufragânea, ou seja, mantendo-a parte da mesma arquidiocese.

Como primeiro bispo da nova diocese, o Papa Francisco nomeou Dom Antônio Tourinho Neto, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife.

Dom Antônio Tourinho Neto tem 53 anos e nasceu em Jequié (BA). Estudou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 1990 e incardinado em sua diocese natal, onde desempenhou vários cargos. Foi também Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal do Regional Nordeste 3; Professor de Direito Canônico em Ilhéus e Feira de Santana; Coordenador regional das “Fazendas da Esperança”; membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e Assessor eclesiástico de movimentos da Igreja.

A nova diocese

A nova Diocese de Cruz das Almas abrange: Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu, Saubara.

Em 2.409 Km2 de área, a população é de 324 mil pessoas, 191 mil das quais, católicas. Possui 16 paróquias, 19 sacerdotes diocesanos e conta com 7 diáconos permanentes. Os seminaristas são 4 e as religiosas, 18.

Fonte: Rádio Vaticano

Copyright © 2019 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.