• Santuário Santa Rita de Cássia
  • Notícias Gerais
     
     
    16.Jun - Papa despede-se de Camerino encontrando as crianças da Primeira Eucaristia

    Uma visita breve, mas intensa, concluída com o encontro na academia da Universidade de Camerino. O Papa quis acrescentar no programa esta etapa junto às cerca de 800 pessoas, entre as quais 200 crianças da Arquidiocese de Camerino-San Severino Marche que fizeram a Primeira Comunhão, após ter lido as cartas escritas pelas crianças das regiões atingidas pelos terremotos, a ele entregues pelo arcebispo Francesco Massara.


     


    Antes do breve diálogo com a pequena multidão, Francisco escutou Giovanni, de 10 anos, que falou ao microfone sem medo, na frente de todos:


     


    "Santo Padre, eu me dirijo ao senhor com emoção e porque sei que sabes escutar.


     


    Meu nome é Giovanni, tenho 10 anos e este ano receberei minha primeira Comunhão. Voltei a morar em Camerino depois de passar um ano inteiro em San Benedetto del Tronto, porque na noite de 26 de outubro de 2016 houve um terremoto que, além de muitos danos, provocou a queda do campanário da Igreja de 'Santa Maria in Via', onde minha irmã Giulia e eu fomos batizadas. Desde aquele dia, nossa cidade não é mais a mesma: as casas ainda estão danificadas e se pode entrar somente com um capacete protetor e com a ajuda dos bombeiros.


     


    Nossos hábitos mudaram, os rostos dos cidadãos estão tristes e muitas pessoas estão em outros municípios. Às vezes, mesmo um pequeno movimento repentino nos faz sentir ainda muito medo, proém ainda temos muita coragem. Nossa cidade ao longo dos séculos passou por vários terremotos, alguns devastadores, tanto que o brasão de Camerino retrata três casas, as únicas que restaram em pé.


     


    Em 18 de maio, nosso bispo Francesco Massara nos explicou que São Venâncio também é chamado de santo das quedas, das quais se salvou sempre; e naquela ocasião nos anunciou que a Basílica de São Venâncio em dezembro será restaurada e devolvida aos fiéis. É um sinal importante de retomada. Gosto de pensar que, com a ajuda de suas orações, Camerino sempre se levantará de cada nova queda e que nosso patrono a segurará pelas mãos, protegendo todos os seus habitantes".


     


    Depois das palavras do Giovanni, foi a vez do Papa fazer breves perguntas aos pequenos, do tipo se estavam sentindo, fome, calor, se estavam cansados, recebendo sempre respostas uníssonas, em um grande coro: sim, ou não!


     


    Francisco recomendou aos pequenos, que quando uma pessoa cai, "porque comete erros na vida", devemos ajudá-la a reerguer-se. E, fez uma pergunta "difícil", desafiando alguém a respondê-la:  "Quando nós na vida cometemos erros graves, qualquer pecado, e caímos, o que devemos fazer?"


     


    "Confessar-se!", responderam em coro.


     


    Francisco insistiu perguntando se a pessoa cai uma, duas, três, dez, cinquenta vezes, o que deve fazer?


     


    "Levantar-se", responderam as crianças, "Jesus nos ajuda a nos reerguermos".


     


    Sim, disse o Papa, Jesus sempre nos ajuda a nos levantarmos. "Sempre nos espera! Jesus é misericordioso. Uma palavra difícil esta, não? O que é a misericórdia? É este amor que Jesus tem por nós. Entenderam?"


     


    Encorajando a todos e convidando-os a olharem sempre para Jesus, que "sempre nos ajudará", o Papa concedeu a todos sua bênção, pedindo para rezarem por ele e "continuarem a brincar. Tchau!"


    Fonte: Vatican News

    Indique a um amigo
     
     
    Contato
  • Santuário Santa Rita de Cássia


    Rua Padre Dehon, 728 Hauer – Curitiba/PR
  • (41) 3276-2075 ou (41) 3278-6557
  • contato@santuariosantaritadecassia.com.br
  • instagram twitter
     
    Patrocinadores
     

    Copyright © 2019 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.