25.Ago - Séries especiais retomam fatos importantes da CNBB por ocasião da celebração de seus 65 anos

No dia 14 de outubro próximo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 65 anos. A organização foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro, e transferida para Brasília (DF), em 1977. Para levantar aspectos desta memória, o portal da CNBB está produzindo uma série especial de reportagens sobre os presidentes e secretários que conduziram a entidade, sobre seus 18 regionais e suas Comissões Episcopais Pastorais e Comissões Especiais.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito” (Cân. 447).

Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os bispos coadjutores, os bispos auxiliares e os outros bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450).

Acompanhe aqui um pouco desta história!

Copyright © 2019 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.