31.Out - Vaticano emite selo comemorativo pelos 500 anos da Reforma

O Departamento Filatélico do Vaticano emitiu um selo comemorativo que recorda os 500 anos da Reforma Protestante, comemorada nesta terça-feira, 31. O selo, que tem o valor de 1,00 euro, terá a tiragem de 120 mil séries completas e trará a figura de importantes nomes do protestantismo luterano.

A imagem que compõe o selo comemorativo tem em primeiro plano Jesus crucificado, ao fundo um céu dourado sobre a cidade de Wittenberg — onde em 31 de outubro de 1717 foram fixadas pelo frei agostiniano as 95 teses —, um homem de joelhos à esquerda — que seria Martinho Lutero com uma Bíblia —, e à direita seu amigo Filippo Melantone — um dos maiores divulgadores da Reforma — tendo em mãos a Confissão de Augsburgo, o primeiro documento oficial dos princípios do protestantismo.

A terça-feira foi marcada pelo ecumenismo entre a Igreja Católica e a Igreja Luterana, que juntas emitiram uma declaração pelo encerramento da comemoração comum, iniciada em 31 de outubro de 2016 na Suécia, pelos 500 anos da reforma protestante. Os líderes elogiaram o clima de diálogo entre católicos e luteranos.

Fonte: Rádio Vaticano

Copyright © 2019 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.