As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos fiéis brasileiros — e no Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, essa devoção é cultivada há mais de 10 anos. Embora ainda seja relativamente recente no Brasil, sua propagação foi impulsionada, especialmente, pelo testemunho do Papa Francisco, um grande devoto que ajudou a tornar conhecida essa bela expressão de fé mariana.

Santa Rita tinha em Maria sua Mãe e modelo. Em meio às dores e aos momentos de silêncio, Rita certamente, encontrava consolo no colo da Virgem Maria. Sua confiança em Nossa Senhora era tamanha que, muitas vezes, é representada aos pés da cruz segurando o rosário — expressão de seu amor e entrega à Mãe de Jesus.

O devoto que deseja conhecer e fazer suas orações diante da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, poderá visitar a Gruta/Oratório que leva o seu nome no Santuário das Rosas, aberto diariamente para visitação, das 8h às 20h, na Rua Padre Dehon, nº 728 - Hauer - Curitiba/PR.


ENTENDENDO A DEVOÇÃO COM O PAPA FRANCISCO
Papa Francisco sempre demonstrou sua devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Ele descobriu esta devoção a Maria de maneira muito simples: recebeu uma mensagem de natal com a imagem da desatadora, e gostou tanto que em um primeiro momento pediu que lhe enviassem mais cópias e tempo depois solicitou que as imprimissem em Buenos Aires e as enviou também como mensagem natalina. Assim essa devoção foi se difundindo cada vez mais na Argentina e foi lá, que Denis Bourgerie a conheceu, ficou deslumbrado e a trouxe para o Brasil, ajudando a disseminá-la em nosso país, sendo hoje em dia venerada e amada por milhares de fiéis.

Para ilustrar a devoção do Papa Francisco à desatadora trouxemos algumas falas do próprio Papa, bem como algumas informações que constam no livro “Ela é Minha Mãe” do Pe. Alexandre Awi Mello.
No primeiro ano de seu pontificado, Francisco foi manchete do jornal Alemão Frankfurter Allgemeine, onde foi chamado de “Francisco, desatador de nós”. O título fazia alusão direta à imagem da Desatadora que faz parte de maneira grandiosa de sua devoção mariana. O artigo falava da tarefa paciente vivida por ele de desfazer um após o outro, os nós que a situação da Igreja e do mundo atual iam lhe apresentando. 

Durante a entrevista descrita no livro, o Papa Francisco explicou o que lhe chamou atenção em relação a imagem: “GOSTEI DA IMAGEM, GOSTEI DO FATO DE QUE ELA, AO TRAZER CRISTO, DESATA OS NÓS!” Disse ainda: “O QUE EU GOSTEI FOI DE ONDE VINHA AQUELA REPRESENTAÇÃO: O TEXTO DE SANTO IRINEU DE LYON, QUE FOI RETOMADO PELO VATICANO II”. Este texto traz uma profunda reflexão teológica sobre a desobediência de Eva a Primeira Mãe e sua consequência, o nó da desgraça; e sobre a obediência de Maria a Mãe Santíssima, que desata este nó. A partir de algumas reflexões feitas por ele poderemos compreender o encanto causado nele e sem dúvidas nos fará envolver pelo amor da mãe desatadora.
 
Antes cabe uma curiosidade que expressa a devoção de Francisco pela Desatadora. Em sua ordenação episcopal distribuiu santinhos de recordação, causando surpresa à maioria dos presentes pois neles, trouxe impressa a imagem da Desatadora, sendo que muitos ainda não a conheciam. Para seus amigos Jesuítas, a devoção de Francisco pela Desatadora é uma referência importante para quem procura entender com profundidade o perfil pastoral do Santo Padre e sua relevante atenção aos pobres.

A imagem que encantou Francisco traz sobre a Virgem o Espírito Santo derramando sobre ela suas luzes. Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos, significando uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria. 

A imagem tão venerada por Francisco, da mãe que desata os nós, é considerada por alguns a padroeira dos matrimônios e dos conflitos, e isso se dá pela origem da pintura que foi encomendada pelo padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel (1641-1718) para ser colocada em um altar de sua família em gratidão a uma graça recebida pela intercessão de Nossa Senhora em uma situação de desarmonia familiar. São muitas as versões que existem para explicar a pintura de Johann Geog Melchior Schmidtner, mas segundo nosso querido Papa Francisco o artista, ao criar este painel, inspirou-se no texto de Santo Irineu de Lyon, que viveu entre 130 e 202: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”. Ouve-se ainda que também tenha se inspirado em Ap 12,1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição), e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Mãe da Igreja)”; e uma  versão muito difundida é a citada acima que fala da crise familiar vivida pela família de Padre Hieronymus Langenmantel, onde para ilustrar esta situação de conflito resolvida (nó desatado) pela intercessão da Mãe Santíssima, na parte inferior do quadro, o pintor teria colocado Wolfgnag Langenmatel sendo conduzido pelo Arcanjo Rafael em seu caminho de resolução da crise conjugal vivida, levando aqui em conta o livro de Tobias (Tb 8-11), um dos livros do Antigo Testamento, sendo que para esta versão também se acrescenta a ideia de que Nossa Senhora estaria desatando os nós de uma fita de casamento. Essas fitas eram um costume na época. Mas Francisco insiste que conheceu a imagem junto com o texto de Santo Irineu e que a inspiração do pintor está sem dúvida ligada ao texto.

Papa Francisco se encantou não por um aspecto estético, mas por outro, intensamente teológico e é possível perceber isto quando menciona o texto: “O NÓ DA DESOBEDIÊNCIA DE EVA FOI DESATADO PELA OBEDIÊNCIA DE MARIA. POIS O QUE A VIRGEM EVA ATOU POR SUA INCREDULIDADE, A VIRGEM MARIA DESATOU PELA SUA FÉ”.

A influência da Desatadora no pensamento mariano do Papa Francisco foi perceptível de forma acentuada em sua pregação durante a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, ao Vaticano, em outubro de 2013. Nela elencou três características sobre a fé em Maria, sendo que uma delas e com a qual iniciou sua fala, afirmava que “a fé de Maria desata o nó do pecado” (cf, LG.56). A partir de sua sabedoria e ao mesmo tempo sua simplicidade em nos explicar os caminhos que nos conduzem a Deus, nos esclarece os efeitos da desobediência na criação dos nós em nossa vida, e ao mesmo alerta nossas crianças, dizendo: “ EI-LO, O ‘NÓ’ DA DESOBEDIÊNCIA, O ‘NÓ’ DA INCREDULIDADE. PODERÍAMOS DIZER, QUANDO UMA CRIANÇA DESOBECE A MÃE OU AO PAI, QUE SE FORMA UM PEQUENO ‘NÓ’. ISTO SUCEDE, SE A CRIANÇA SE DÁ CONTA DO QUE FAZ, ESPECIALMENTE SE HÁ PELO MEIO UMA MENTIRA; NAQUELE MOMENTO NÃO SE FIA DA MÃE E DO PAI. SABEIS QUE ISTO ACONTECE TANTAS VEZES! ENTÃO A RELAÇÃO COM OS PAIS PRECISA SER LIMPA DESTA FALTA E DE FATO, PEDE-SE DESCULPA PARA QUE HAJA DE NOVO HARMONIA E CONFIANÇA.”

Francisco falou também da nossa relação com Deus, ligando nossa falta de confiança n’Ele, com a formação de um nó que abala nossa paz e nossa serenidade: “ALGO PARECIDO ACONTECE NO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS. QUANDO NÃO O ESCUTAMOS, NÃO SEGUIMOS A SUA VONTADE E REALIZAMOS AÇÕES CONCRETAS EM QUE DEMONSTRAM FALTA DE CONFIANÇA N’ELE – ISTO É O PECADO -, FORMA-SE UMA ESPÉCIE DE “NÓ” DENTRO DE NÓS. E ESTES “NÓS” TIRAM-NOS A PAZ E A SERENIDADE. SÃO PERIGOSOS, PORQUE DE VÁRIOS ‘NÓS’ PODE RESULTAR UM EMARANHADO, QUE SE VAI TORNANDO CADA VEZ MAIS PENOSO E DIFÍCIL DE DESATAR.”  Afirma-nos ainda que a misericórdia de Deus chega até nós por meio da maternidade terna e paciente de Maria: “PARA A MISERICÓRDIA DE DEUS – SABEMOS BEM – NADA É IMPOSSÍVEL! MESMO OS NÓS MAIS COMPLICADOS DESATAM-SE COM A SUA GRAÇA. E MARIA, QUE, COM O SEU ‘SIM’, ABRIU A PORTA A DEUS PARA DESATAR O NÓ DA DESOBEDIÊNCIA ANTIGA, É A MÃE QUE, COM PACIÊNCIA E TERNURA, NOS LEVA A DEUS, PARA QUE ELE DESATE OS NÓS DA NOSSA ALMA COM A SUA MISERICÓRDIA DE PAI.”

Convida-nos a fazer uma reflexão sobre os nós da própria vida: “CADA UM POSSUI ALGUNS DESTES NÓS, E PODEMOS INTERROGAR-NOS DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO: QUAIS SÃO OS NÓS QUE EXISTEM NA MINHA VIDA? ” E por piores que sejam estes nós, Francisco nos estimulava a confiar na ação de Deus. Cheio de certeza, quando ouve: “PADRE, OS MEUS NÓS, NÃO PODEM SER DESATADOS! ” Ele responde: “NÃO, ISTO ESTÁ ERRADO! TODOS OS NÓS DO CORAÇÃO, TODOS OS NÓS DA CONSCIÊNCIA PODEM SER DESATADOS! ” E com seu coração repleto de confiança na Mãe Santíssima, nos aponta como nos comportar em relação aos nossos nós: “PARA MUDAR, PARA DESATAR OS NÓS, PEÇO A MARIA QUE ME AJUDE A TER CONFIANÇA NA MISERICÓRDIA DE DEUS? ELA, MULHER DE FÉ, CERTAMENTE NOS DIRÁ: ‘SEGUE ADIANTE, VAI ATÉ AO SENHOR: ELE TE ATENDE’. E ELA NOS LEVA PELA MÃO, COMO MÃE, ATÉ AO ABRAÇO DO PAI, DO PAI DA MISERICÓRDIA. ” 

O Papa Francisco, não foi um homem que viveu apenas de discursos, sendo um grande devoto, rezava todos os dias para Nossa Senhora Desatadora dos nós. Para nós fica este testemunho: “AH! TODOS OS DIAS EU REZO A ORAÇÃO, ELA É MUITO BONITA E FOI FEITA POR UM JESUÍTA, QUE FOI COMO MISSIONÁRIO AO JAPÃO. ELE COMPÕS ESSA BELA ORAÇÃO”.

A partir do exemplo que Francisco nos deixou, sejamos corajosos e comprometidos em percorrer um caminho, repleto de confiança, admiração, ternura e fé ao encontro do amor e proteção de Nossa Senhora Desatadora dos nós, pois sendo ela a mãe de Jesus, e por indicação d’Ele nossa mãe, não hesitará em interceder por nós. 

Abaixo, eis a oração que o Papa Francisco rezava todos os dias à Mãe desatadora e que com muita devoção fazemos durante nossa novena.

NOVENA DA DESATADORA 2024
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS
Santa Maria, Desatadora dos nós.
Santa Maria, cheia da presença de Deus,
Durante os dias de tua vida aceitaste com toda 
Humildade a vontade do Pai,
E o Maligno nunca foi capaz de te envolver
Com suas confusões.

Junto ao Teu Filho, intercedeste por 
Nossas dificuldades e,
Com toda simplicidade e paciência,
Deste-nos exemplo de como desenrolar os
Emaranhados da nossa vida.

E, ao ficar para sempre como nossa Mãe,
Pões em ordem e fazes mais claros os laços que
Nos unem ao Senhor.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
Tu que com coração materno desatas os nós
Que entorpecem nossa vida
Te pedimos que recebas em Tuas mãos a (o) ...(pausa) e que
a (o) livres das amarras e confusões
Com que a (o) tenta aquele que é nosso inimigo.

Por Tua graça, por Tua intercessão,
Com Teu exemplo,
Livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa,
E desata os nós que nos impedem de nos
Unirmos a Deus
Para que, livres de todo erro e confusão,
O encontremos em todas as coisas,
Coloquemos Nele nossos corações
E possamos Servi-lo sempre em nossos irmãos.
Amém!
 
Copyright © 2026 - Santuário Santa Rita de Cássia.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 142

Notice: Undefined index: in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 142