Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri
»"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis, esboça a distinta característica de sua breve existência:
Viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».
Quem foi São Carlo Acutis
Um menino absolutamente normal, como a maioria dos seus colegas, mas com uma harmonia absolutamente especial, graças à sua grande amizade com Jesus.
Além das principais obrigações do seu estado como estudante e filho, ele conseguiu encontrar tempo para dar aulas de catecismo às crianças que se preparavam para a Primeira Comunhão e Crisma; ser voluntário na cozinha comunitária dos Capuchinhos e das Irmãs de Madre Teresa; para ajudar os pobres que vivem em seu bairro; para ajudar crianças com dificuldades no dever de casa; realizar trabalhos apostólicos com a internet; tocar saxofone; jogar futebol; para projetar programas de computador; para se divertir com videogames; assistindo filmes policiais e fazendo filmes caseiros com seus cães e gatos.
“Estar sempre unido a Jesus, este é o meu projeto de vida”, escreveu ele quando tinha apenas sete anos.
E desde então ele sempre foi fiel a esse programa até sua partida para o Céu, que ocorreu no dia 12 de outubro de 2006 no Hospital San Gerardo, em Monza.
Desde criança, São Carlo sempre demonstrou uma grande atração pelo “Céu”. Devido a uma circunstância especial, dada a sua maturidade incomum em questões de fé e seu grande amor pelo Sacramento da Eucaristia, Carlo foi admitido à Primeira Comunhão com apenas sete anos de idade e, desde então, nunca faltou ao seu encontro diário com a Santa Missa e uma pequena adoração eucarística antes ou depois da Missa e do Rosário diário.
Escreveu que quando “você fica em frente ao sol você fica bronzeado... mas quando você fica diante de Jesus na Eucaristia você se torna santo”.
Para ele, “a Eucaristia é o seu caminho para o Céu ” e também o meio mais poderoso para se tornar santo rapidamente.
Sua famosa frase é: “Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”. Para não morrer como uma fotocópia, Carlo bebe na fonte dos Sacramentos, que para Carlo são os meios mais poderosos para crescer na virtude, sinais eficazes da infinita misericórdia de Deus para conosco. Graças à Eucaristia, São Carlo reforça heroicamente a virtude da fortaleza, que lhe dará a coragem comum a todos os santos, de ir sempre contra a corrente e se opor aos falsos ídolos que o mundo constantemente nos propõe.
A Eucaristia também alimenta nele um desejo muito forte de estar constantemente em sintonia com a voz do Senhor e de viver sempre na Sua presença. Com isso, Carlo conseguiu levar para casa o estilo de vida que aprendeu na escola da Eucaristia: estar na escola, na pizzaria com os amigos ou na praça para uma partida de futebol, ou usar o computador, torna-se um Evangelho vivido. Carlo conseguiu de maneira extraordinária, mesmo vivendo uma existência comum como a de muitos, dedicar sua vida, momento após momento, ao objetivo mais elevado ao qual todos os homens são chamados: a bem-aventurança eterna com Deus.
São Carlo Acutis, "o amante de Deus", viveu esta forte presença do divino na sua vida terrena e procurou de todas as maneiras transmiti-la generosamente aos outros e ainda hoje continua a interceder para que todos possam colocar Deus em primeiro lugar na sua vida e dizer: "Não eu, mas Deus"; “Não o amor-próprio, mas a glória de Deus”; “Tristeza é olhar para si mesmo, felicidade é olhar para Deus.”
São Carlo Acutis e seu "kit para se tornarem Santos"
Para ajudar as crianças a quem ensinava o catecismo, ele formulou um “kit para se tornarem santos”:
1) Você tem que querer de todo o coração e se ainda não deseja, deve pedir ao Senhor com insistência.
2) Procure ir à Santa Missa e receber a Sagrada Comunhão todos os dias.
3) Lembre-se de recitar o Santo Rosário todos os dias.
4) Leia uma passagem das Sagradas Escrituras todos os dias.
5) Se puder, passe algum tempo em Adoração Eucarística diante do Tabernáculo onde Jesus está realmente presente, assim você verá como seu nível de santidade aumentará prodigiosamente.
7) Se puder, confesse seus pecados veniais toda semana, mesmo que seja virgem.
8) Faça frequentemente resoluções e votos ao Senhor e a Nossa Senhora para ajudar os outros.
9) Peça continuamente ajuda ao seu Anjo da Guarda, que deve se tornar seu melhor amigo.
Processo de Beatificação
O apelo à beatificação de Acutis começou em 12 de outubro de 2012, sexto aniversário da sua morte, quando a Arquidiocese de Milão abriu a causa de canonização.
A campanha ganhou força em 13 de maio de 2013, quando a Congregação para as Causas dos Santos emitiu um nihil obstat afirmando que não havia nenhum impedimento para a causa de avançar. Ele foi então nomeado Servo de Deus, a primeira etapa no caminho para a santidade. O Papa Francisco confirmou sua vida de virtudes heroicas em 5 de julho de 2018 e nomeou-o como Venerável da Igreja Católica.
Em 14 de novembro de 2019, o Conselho Médico da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano expressou uma opinião positiva sobre um milagre no Brasil atribuído à intercessão de Acutis. Luciana Vianna levou seu filho, Mattheus, que nasceu com uma dificuldade pancreática que dificultava a alimentação, a uma missa. Antes, ela rezou uma novena pedindo a intercessão do adolescente Acutis. Durante a missa, Mattheus pediu que ele não "vomitasse tanto". Imediatamente após o culto, ele disse à mãe que se sentia curado e pediu comida sólida quando voltou para casa. Até então, ele estava em uma dieta totalmente líquida. Após uma investigação detalhada, o Papa Francisco confirmou a autenticidade do milagre em um decreto em 21 de fevereiro de 2020, levando à beatificação de Acutis.
Desde a cerimônia de beatificação em 10 de outubro de 2020, suas relíquias estão expostas junto ao seu túmulo na Igreja de Santa Maria Maggiore.
Canonização
Na manhã do dia 23 de maio de 2024, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal Marcello Semeraro, se reuniu em audiência com o então Papa Francisco. O Papa reconheceu um segundo milagre atribuído à intercessão de Acutis. O milagre atribuído à sua intercessão ocorreu em 2022, quando uma jovem costarriquenha chamada Valeria caiu de sua bicicleta e sofreu uma hemorragia cerebral, com os médicos dando a ela uma baixa chance de sobrevivência. A mãe de Valeria, Lilliana, rezou pela intercessão de Acutis e visitou seu túmulo. No mesmo dia, Valeria começou a respirar independentemente novamente e foi capaz de andar no dia seguinte com todas as evidências da hemorragia tendo desaparecido.
Foi canonizado pelo Papa Leão XIV no dia 07 de setembro de 2025, em uma cerimônia que reuniu 80 mil fieis na Praça São Pedro, Vaticano. Entre eles, a família Acutis: a mãe Antônia, o pai Andrea e os irmãos Francesca e Michele, gêmeos que fizeram sua primeira aparição pública. Na história recente da Igreja, Dona Antônia é a segunda mãe que pôde estar presente na canonização do filho.
Devocional a São Carlo Acutis
A devoção a São Carlo Acutis no Santuário Santa Rita de Cássia (Curitiba) nasceu do desejo de aproximar os jovens de um modelo de fé acessível, atual e profundamente enraizado no amor a Deus. Inspirados pelo testemunho de Carlo — que soube viver a santidade no cotidiano com alegria e criatividade — queremos oferecer à juventude um exemplo concreto de vida com Deus.
Assim como Santa Rita, que encontrou na cruz e na oração o sentido de sua vida, Carlo também abraçou o sofrimento com fé e ofereceu sua breve existência por amor a Cristo. Duas histórias, dois tempos, uma mesma santidade.
Por isso, desde julho de 2025, toda segunda sexta-feira do mês, às 19h, celebramos a Missa votiva em honra a São Carlo Acutis. Um convite especial aos jovens e a todos os devotos para seguirem esse caminho de fé, com Santa Rita e São Carlo como companheiros de jornada.