15.Out - Aniversário da CNBB : trajetória a serviço da Igreja no Brasil

Vatican News

O dia 14 de outubro marca uma data especial para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o dia do seu nascimento.  Com reunião de sua instalação no Palácio São Joaquim, na arquidiocese do Rio de Janeiro, a CNBB veio à luz no ano de 1952, dez anos antes do Concílio Vaticano II. Foi idealizada, à época, pelo bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, dom Helder Câmara que, na primeira formação da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, tornou-se o seu secretário-geral.

O cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então arcebispo de São Paulo, foi eleito o primeiro presidente da entidade, função que exerceu por dois mandatos. Também integraram a primeira comissão de direção da entidade dom Alfredo Vicente Scherer, dom Mário de Miranda Vilas Boas e dom Antônio Morais de Almeida Júnior.

Início do ano Jubilar

Para marcar esta trajetória de serviço à Igreja no Brasil e ao povo Brasileiro, a CNBB divulgou neste 14 de outubro, um vídeo no qual recupera marcos desta história. Para o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira, a comunhão e a colegialidade são marcas da organização ao longo destes anos.

“Celebraremos de modo reverente a trajetória de sete décadas de nossa Conferência Episcopal homenageando evangelizadores e pastores que ajudaram a tecer essa bonita história”, dom Walmor.

Ao anunciar o ano Jubilar para comemorar no aniversário – de 14 de outubro de 2021 a 14 de outubro de 2022 – o presidente da CNBB aponta a sinodalidade, como um jeito de caminhar, e como um traço.

Copyright © 2021 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.