03.Dez - CNBB E CRB PREPARAM ESCRITÓRIO DE APOIO ÀS DIOCESES NA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em mais uma ação para aplicar políticas de proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis de abusos sexuais, a Igreja no Brasil contará, a partir do dia 8 de dezembro, com o núcleo Lux Mundi. Será uma espécie de escritório central para apoiar as comissões diocesanas na aplicação das indicações do Motu Proprio do Papa Francisco “Vos estis lux mundi”.

O núcleo Lux Mundi deverá acompanhar as comissões e ser referência para dúvidas em relação à aplicação dos direcionamentos indicados pelo Papa Francisco. Sua instituição surgiu da parceria da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para facilitar e possibilitar o estabelecimento de comissões nas dioceses e congregações religiosas e velar pelo bom desempenho das mesmas para a proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

“A Comissão Especial para a Proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, com este Núcleo, se sente fortalecida em seu trabalho árduo de ajudar as dioceses em criar, consolidar e dar um valioso suporte às Comissões diocesanas”, comentou o bispo de Santo Amaro (SP) e presidente da Comissão, dom José Negri. O bispo também destacou que o núcleo “vem ao encontro do pedido que o Papa Francisco fez na sua Carta Apostólica ‘Vos Estis Lux Mundi’”.

Os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis. Para que tais fenômenos, em todas as suas formas, não aconteçam mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam a todos na Igreja, de modo que a santidade pessoal e o empenho moral possam concorrer para fomentar a plena credibilidade do anúncio evangélico e a eficácia da missão da Igreja”, afirmou o Papa Francisco em sua carta, datada de maio de 2019.

O Núcleo Lux Mundi ficará localizado na Asa Sul, em Brasília (DF). A inauguração, no dia 8 de dezembro, será seguida de uma missa na sede da CNBB.

Copyright © 2021 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.