• Santuário Santa Rita de Cássia
  • Notícias Gerais
     
     
    07.Jul - Colômbia. Bispos em assembleia: sinodalidade e situação social do país

    Realiza-se em Bogotá, de 4 a 8 de julho, a CXIII Assembleia plenária do Episcopado colombiano, que, como de costume, reúne todos os bispos do país para refletir sobre importantes questões sociais e pastorais.


    O Sínodo da sinodalidade, convocado pelo Papa Francisco, constitui o ponto de partida e centro de reflexão desta assembleia, na qual serão ouvidas vozes de todas as regiões do país. Os bispos receberão a síntese nacional da consulta sinodal, que se realizou com base em contribuições de todas as jurisdições, e contribuirão para ela.


    Os bispos provavelmente também se pronunciarão sobre o momento social e político particular que a Colômbia está vivendo, após a vitória de Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda na história do país, e sobre a apresentação do relatório por parte da Comissão da Verdade.


    Proposta de um "grande acordo nacional"


    Dias atrás, Gustavo Petro lançou a proposta de um "grande acordo nacional", justamente para fortalecer o caminho da paz no país. A este respeito, o delegado da Conferência episcopal para as relações Igreja-Estado, dom Héctor Fabio Henao Gaviria, apreciou a intenção de priorizar o diálogo, especificando ao mesmo tempo:


    No longo caminho para a construção da paz, o diálogo não procura homogeneizar as posições políticas, não procura esconder a pluralidade e as diferenças existentes, mas procura que, de todos os pontos de vista, seja possível apostar em objetivos comuns com relação aos quais todos saem vencedores, como disse o Papa Francisco.


    O prelado também observou que estes diálogos devem passar por três momentos importantes: verdade, justiça e misericórdia. Só assim, acrescentou, "será possível avançar em um diálogo construtivo para o projeto da nação, através do qual possamos viver juntos em paz".


    (com Sir)


    Fonte: Vatican News

    Indique a um amigo
     
     
    Contato
  • Santuário Santa Rita de Cássia


    Rua Padre Dehon, 728 Hauer – Curitiba/PR
  • (41) 3276-2075; (41) 3278-6557 ou (41) 98778-1840
  • santuariodasrosasctba@hotmail.com
  • instagram twitter
     
    Patrocinadores
     

    Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.