20.Ago - Coreia do Sul. Avós e idosos, uma presença valiosa na sociedade

Os avós e os idosos são uma presença preciosa na sociedade coreana, são as raízes e a memória, são um exemplo e um importante recurso para os jovens: com esta convicção, a Igreja católica em Seul, na Coreia do Sul, organizou diversas atividades e programas de sensibilização, a partir do "Dia Mundial dos Avós e dos Idosos", instituído pelo Papa Francisco e celebrado em 25 de julho passado, pela primeira vez.

"Eu estou contigo todos os dias"

O arcebispo de Seul, cardeal Andrew Yeom,  celebrando a missa por ocasião do Dia, na Catedral de Myeongdong, enfatizou "a importância do encontro entre jovens e idosos em um pacto de partilha da vida".

"O tema escolhido pelo Papa Francisco para esta primeira celebração, 'Eu estou contigo todos os dias'" (Mt 28,20), observou o cardeal, "expressa a proximidade do Senhor e da Igreja a cada pessoa idosa, especialmente nestes tempos difíceis da pandemia da Covid-19".

Um dom insubstituível no Ano da Família Amoris Laetitia

Este momento de reflexão e de celebração oferece uma excelente oportunidade para superar as divergências geracionais e criar o futuro juntos", acrescentou. O purpurado citou palavras de Bento XVI e da Oração dos Idosos do Papa Francisco, exortando a "construir o mundo em fraternidade". Em seguida, o cardeal arcebispo de Seul pediu às famílias da arquidiocese "que se valorizem mutuamente como um dom insubstituível no Ano da Família Amoris Laetitia".

Construir a cultura do amor

A Arquidiocese de Seul aproveitou a celebração do Dia dos Avós e dos Idosos para promover uma série de iniciativas destinadas a "ajudar os fiéis a construir a cultura do amor, fomentando a solidariedade intergeracional".

Como parte dessas iniciativas, a Arquidiocese da capital sul-coreana organizou um concurso de redação intitulado "Vida de Fé", do qual participaram pessoas de todas as gerações.

Construir laços estreitos entre jovens e idosos

Além disso, a Secretaria Pastoral da Arquidiocese de Seul publicou um livro intitulado "A História de Jesus contada pela avó e pelo avô", que foi distribuído a 232 paróquias em todo o país. O livro enfoca o papel dos avós e dos idosos em compartilhar sua fé, ajudando-os a apresentar Jesus e a passar sua mensagem aos netos.

A Rede Católica de Radiodifusão da Paz (CPBC), rede de mídia da arquidiocese, lançou um programa de televisão chamado "Jovens católicos novamente", que procura construir laços estreitos entre jovens e idosos através de interações on-line em seu canal no YouTube.

(com Fides)

Copyright © 2021 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.