20.Jul - Igreja no Brasil se prepara para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Andressa Collet - Vatican News

Enquanto no mesmo dia, no Vaticano, o Papa se prepara para mais uma viagem apostólica - desta vez com destino ao Canadá, os católicos comemoram no próximo domingo, 24 de julho, o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. No Brasil, a Igreja vem se preparando para a data através de ações motivadas por pastorais e organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Lives com partilhas de experiências, vídeos com testemunhos, sugestões de atividades junto aos idosos são algumas das iniciativas planejadas.

As lives temáticas

Até a próxima sexta-feira (22), serão transmitidas lives nos canais do Youtube da CNBB, da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e da Pastoral Familiar. O encontro virtual começa sempre a partir das 20h para a partilha de experiências e reflexões. Nesta terça-feira (19), por exemplo, uma live das Pontifícias Obras Missionárias (POM) vai contar com a participação do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Genilson Sousa, que vai abordar o tema dos "Idosos e Enfermos Missionários”.

Já “a importância da troca de experiência entre as gerações” vai virar tema da live da própria sexta-feira (22), com a presença de agentes das pastorais Carcerária, Catequética, Familiar e Juvenil.

Esses encontros virtuais são uma oportunidade para incentivar as pessoas a realizarem as três ações propostas pela Pastoral da Pessoa Idosa para a data: a visita às pessoas idosas com a leitura da mensagem elaborada pelo Papa Francisco; a visita dos jovens e adolescentes aos seus avós; e a celebração de missas com a intenção da data.

A mensagem do Papa

O II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é iluminado neste ano pelo tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). Deste modo, como escreve o Papa na mensagem para a ocasião, a data "é uma oportunidade para dizer mais uma vez, com alegria, que a Igreja quer fazer festa juntamente com aqueles que o Senhor – como diz a Bíblia – «saciou com longos dias» (Sal 91, 16). Vamos celebrarar ela juntos! Convido vocês a anunciar este Dia nas paróquias e comunidades, a visitar os idosos mais abandonados, em casa ou nas residências onde estão hospedados. Procuremos que ninguém viva este dia na solidão”.

Já o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do Brasil solicitando o empenho na promoção das celebrações e das iniciativas pastorais voltadas aos idosos. No texto, dom Joel lembrou o apreço do Papa pelas pessoas idosas e convidou todos a prestarem esse serviço aos irmãos que estão em idade mais avançada:

“É o pedido do próprio Papa Francisco para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos.”

Kit Pastoral

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também lançou um kit pastoral com as indicações para a celebração do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Pontífice publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses da Audiência Geral das quartas-feiras no Vaticano que o Papa dedicou à velhice. Esses textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.

Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.