24.Fev - JMJ 2023: os símbolos foram ter com as pessoas

Rui Saraiva – Portugal

O anúncio de que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seria em Portugal foi feito no Panamá em 2019. Um momento de grande alegria e esperança.

Essa mesma alegria alimenta agora a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Um acontecimento de grande intensidade espiritual e de especial importância para o país que acolhe o evento, pois ajuda na preparação.

Neste mês de fevereiro é a diocese de Portalegre-Castelo Branco que está a acolher a peregrinação da cruz e do ícone. Segundo a Agência Ecclesia, os fiéis desta diocese do interior de Portugal, estão a deixar-se interpelar pelo desafio de “sair das igrejas”. Uma peregrinação que está a ser vivida com “muita emoção”.

“A Pastoral Juvenil tem de sair das igrejas, tem de ir ter com as pessoas, como aconteceu agora: os símbolos foram ter com as pessoas e a Pastoral Juvenil tem de ser vista desta forma” – disse à Agência Ecclesia Vanessa Alves, responsável pela comunicação do Comité Organizador Diocesano de Portalegre-Castelo Branco.

D. Antonino Dias, bispo diocesano realça à Agência Ecclesia o “trabalho de base dos padres e dos catequistas” e assinala que o percurso dos símbolos “tem sido motivador”. Nos locais por onde passam, a cruz e o ícone “motivam as pessoas” – afirmou.

O Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 é o organismo que está a preparar o evento que vai decorrer em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.

Primeiro foi a fase de planeamento, feita em muitas horas de reunião, em momentos de reflexão e oração, e agora é a fase da implementação.

Uma nova etapa na qual os voluntários e colaboradores do Comité Organizador Local assumem esta importante missão com grande entusiasmo. E na qual, a voz de cada um, conta para o trabalho de preparação da jornada.

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar cada vez com maior intensidade a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em 2023.

Laudetur Iesus Christus

Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.