10.Fev - México: a sinodalidade vivida pelos catequistas indígenas e suas comunidades

Vatican News

O XIX Encontro de Catequistas Indígenas e Camponeses, promovido pela Pastoral da Nova Evangelização e Catequese da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), vai se realizar de 21 a 24 de fevereiro. Centenas de catequistas se reunirão de forma virtual para refletir sobre o tema "A catequese ontem, hoje e sempre".

O encontro visa aprofundar os processos de catequese a fim de que os catequistas possam viver com maior consciência sua vocação como testemunhas de Cristo, acompanhando as comunidades em seu caminho de fé.

Escuta ativa que caracteriza o processo sinodal

A nota difundida pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) ressalta que entre as atividades propostas durante o encontro estão previstas uma análise do Motu Proprio "Antiquum Ministerium" com o qual o Papa Francisco instituiu o ministério do Catequista, um aprofundamento da identidade da catequese e a importância da sinodalidade na Igreja, as formas nas quais a sinodalidade pode ser vivida pelos catequistas.

Outro ponto central da reunião será a revisão e análise das pesquisas sobre os processos de catequese nos povos indígenas e camponeses do México, uma atividade que faz parte daquela escuta ativa que caracteriza os processos sinodais.

Viver um verdadeiro encontro com Deus

Uma fé sem compromisso, a ausência de acompanhamento, a perda de valores, a crise da família, o individualismo e os efeitos de uma profunda crise econômica e do trabalho: essas são algumas das características do ambiente no qual o projeto de catequese indígena e camponesa no México está sendo desenvolvido.

Como ressalta a nota de apresentação, diante destas dificuldades a missão do catequista pode parecer impossível, uma tarefa quase heroica à qual poucos podem aspirar. Entretanto, estas realidades adversas tornam-se desafios para homens e mulheres que, trabalhando diretamente com as comunidades, transformam os problemas em desafios que merecem ser analisados e enfrentados, pensando em acompanhar crianças e adultos a viver um verdadeiro encontro com Deus que os ajude a assumir estas realidades com fé e serenidade, com o sustento da prática dos sacramentos.

(com Fides)

Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.