• Santuário Santa Rita de Cássia
  • Notícias Gerais
     
     
    20.Abr - Morre o cardeal Barragán, uma vida dedicada aos doentes na Pastoral da Saúde

    Vatican News


    O cardeal Javier Lozano Barragán, arcebispo emérito de Zacatecas (México), faleceu esta quarta-feira, 20 de abril, em Roma. Ele tinha 89 anos de idade. Com sua morte, o Colégio Cardinalício fica agora composto por 210 cardeais, dos quais 117 são eleitores e 93 são não-eleitores.


    O ministério no México


    O cardeal nasceu em 26 de janeiro de 1933 em Toluca, México. Estudou no seminário diocesano de Zamora e foi ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1955. Após seus anos de especialização na Universidade Gregoriana em Roma, culminandos com o mestrado e doutorado em Teologia Dogmática, retornou para o México e nos anos 70 tornou-se presidente da Sociedade Teológica Mexicana e, sucessivamente, do Instituto Teológico Pastoral do Celam.


    Nomeado bispo auxiliar em 1979, até 1984 trabalhou na Arquidiocese do México, no terceiro vicariato episcopal, e naqueles anos esteve entre os fundadores da Pontifícia Universidade do México, desempenhando, entre outras coisas, o encargo de secretário geral do Sínodo de 1980 sobre a família.



    Serviço na Cúria Romana


    Renovação do clero, das estruturas diocesanas e diálogo com a cultura foram o centro de seu ministério durante seus anos à frente da Diocese de Zacatecas (1985-1997). Durante esse período, seus compromissos a serviço da Santa Sé se intensificaram. Em 1988 tornou-se membro do Pontifício Conselho para o Diálogo com os Não Crentes, que mais tarde se tornou o Pontifício Conselho para a Cultura, enquanto em 1989 tornou-se membro da Congregação para a Evangelização dos Povos e em 1997 tornou-se conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), até o ano 2000 quando se tornou membro da Congregação para os Bispos. Em 1996 João Paulo II o nomeou presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, cargo para o qual foi nomeado arcebispo. O Papa Wojtyla o criou cardeal no consistório de 21 de outubro de 2003 e em abril de 2005 participou do conclave que elegeu Bento XVI. Cessou o serviço ativo em 2009, quando o purpurado se tornou presidente emérito do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde.



    Aniversário dos 40 anos de episcopado


    Alguns anos atrás, em agosto de 2019, o cardeal Lozano Barragán celebrou no México seus 40 anos de ministério episcopal, na companhia de amigos e familiares. Na ocasião presidiu uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe da Diocese de Zamora, no Estado de Michoacán, de onde ele era originário. Refletindo sobre os anos passados e as etapas que os haviam marcado, ele resumiu tudo no final de seu discurso com a palavra "presente". "Tudo foi um presente - disse ele - a ponto de eu não ter mais nada de que me vangloriar. E agora eu o concedo. Há nove anos eu venho tentando dar tudo o que o Senhor me deu antes. Ele me deu, e agora tenho que dá-lo, escrevendo, compartilhando as experiências construídas sobre as bases do que foi e é minha amada diocese de origem, a Diocese de Zamora".


    Fonte: Vatican News

    Indique a um amigo
     
     
    Contato
  • Santuário Santa Rita de Cássia


    Rua Padre Dehon, 728 Hauer – Curitiba/PR
  • (41) 3276-2075; (41) 3278-6557 ou (41) 98778-1840
  • santuariodasrosasctba@hotmail.com
  • instagram twitter
     
    Patrocinadores
     

    Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.