29.Nov - Os 12 desafios pastorais da Igreja da América Latina e do Caribe

1. Reconhecer e valorizar o papel dos jovens na comunidade eclesial e
    na sociedade como agentes de transformação.

2. Acompanhar as vítimas de injustiças sociais e eclesiais com processos de reconhecimento e reparação.
    3. Promover a participação ativa das mulheres em ministérios, órgãos governamentais,
    discernimento e tomada de decisões eclesiais.

4. Promover e defender a dignidade da vida e da pessoa humana desde a sua concepção até o seu fim natural.
    5. Aumentar a formação da sinodalidade para erradicar o clericalismo.
    6. Promover a participação dos leigos em espaços de transformação cultural, política, social e eclesial.
    7. Ouvir o grito dos pobres, excluídos e descartados.
    8. Reformar os itinerários formativos dos seminários, incluindo temas como ecologia integral,
    povos nativos, inculturação e interculturalidade e pensamento social da Igreja.

9. Renovar, à luz da Palavra de Deus e do Vaticano II, nosso conceito e experiência da Igreja do Povo de DEUS, em comunhão com a riqueza de sua ministerialidade,
    que evita o clericalismo e favorece a conversão pastoral.

10. Reafirmar e dar prioridade a uma ecologia integral em nossas comunidades
    a partir dos quatro sonhos da Querida Amazônia.

11. Promover um encontro pessoal com Jesus Cristo encarnado na realidade do continente.
    12. Acompanhar os povos nativos e afrodescendentes na defesa da vida, da terra e das culturas.

Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.