11.Abr - Papa espera 50 mil adolescentes na Praça São Pedro para experiência de fé

Andressa Collet - Vatican News

O Papa Francisco deve receber na próxima segunda-feira, 18 de abril e dia em que a Igreja Católica celebra a "Segunda-feira do Anjo", mais de 50 mil adolescentes de diversas dioceses da Itália. Pelo menos esse é o número de inscritos para a peregrinação até a Praça São Pedro, segundo comunicado divulgado pela Conferência Episcopal Italiana na última quinta-feira (7). A iniciativa será apresentada à imprensa nesta terça-feira (12), na Sala Marconi do Palazzo Pio, sede da Rádio Vaticano/Vatican News.

Com a #Seguimi ("Siga-me", na tradução livre) retirada do capítulo 21 do Evangelho de João, em particular, aquele convite que Jesus dirigiu a Pedro, a peregrinação vai alcançar Roma para "viver uma experiência de comunhão fraterna e de fé", já que a iniciativa reúne grupos paroquiais, associações e movimentos, liderados por seus bispos e acompanhados por educadores, sacerdotes e religiosos. A prefeitura de Roma chegou a colocar à disposição alguns ônibus para facilitar o deslocamento dos peregrinos

Após a longa pausa por causa da pandemia, esse será o primeiro encontro do Papa no Vaticano com os adolescentes italianos. O padre Michele Falabretti, responsável pelo Serviço Nacional da Pastoral da Juventude, comenta que será uma oportunidade para "encorajar e dar sinais de esperança àqueles que estão comprometidos com o crescimento dos jovens e àqueles que olham para a comunidade cristã como a guardião de um futuro de vida que nasce da fé em Jesus ressuscitado". "Enquanto este período continua a nos colocar à prova", acrescenta ele, "não queremos perder o sentido de responsabilidade pelas atividades educacionais que sempre caracterizaram o cuidado pastoral ordinário das nossas dioceses".

O programa na Praça São Pedro

Na Segunda-feira do Anjo, dia seguinte à Páscoa que dá origem à fé e é símbolo de renascimento, os adolescentes vão começar a se reunir na praça a partir das 14h30 no horário italiano, de posse do bilhete gratuito conseguido após a inscrição. Por volta das 17h30 (12h30 no horário de Brasília), em milhares irão acolher Francisco na Praça São Pedro para presidir a vigília de oração, quando deve oferecer alguns pontos de reflexão a partir da passagem do Evangelho de João. Estão ainda previstos ainda um giro do Pontífice em papamóvel, vídeos, testemunhos e cantos. O encontro deve terminar às 19h30 com a Profissão de Fé.

Copyright © 2022 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.