24.Nov - Paraguai. Ano dos Leigos: promover a formação e espírito missionário dos leigos

Domingo, 21 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, após a missa na Basílica Santuário de Caacupé, no Paraguai, cerca de 300 pessoas, membros de delegações diocesanas de todo o país, reuniram-se no teatro municipal para participar do lançamento oficial do Ano dos Leigos convocado pelos bispos.

Acompanhar caminho sinodal para transformação missionária

Segundo informações da Conferência episcopal recebidas pela Fides - agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos -, o evento começou com uma apresentação do Projeto Pastoral da Conferência Episcopal Paraguaia feita pelo bispo de Carapeguá e responsável pelos leigos, dom Celestino Ocampo, que encorajou os presentes a acompanhar o caminho sinodal para a transformação missionária:

"Toda a Igreja, em unidade e comunhão, sente a importância de viver o mesmo processo e de trabalhar pela transformação e a evangelização, segundo a vontade de Deus", ressaltou dom Ocampo.

Principais objetivos deste processo

A partir das intervenções que se seguiram, verificou-se que os principais objetivos deste processo são: fortalecer o sentimento de pertença à Igreja de cada batizado, promover a formação e favorecer a comunhão dos leigos nas dioceses, paróquias, movimentos e comunidades eclesiais.

As linhas de ação serão, entre outras, promover os valores humanos, a formação permanente e sistemática, encorajar o espírito missionário, gerar espaços de discernimento e integrar e promover as ações pastorais de uma Igreja "em saída".

Sair rumo a todos e anunciar Cristo

A secretária executiva da Comissão Episcopal de Pastoral, Blanca Palacios, explicou o significado do logotipo oficial deste ano pastoral, que tem lugar para a Igreja paraguaia após o Ano da Palavra e o Ano da Eucaristia.

"Somos convidados a sair rumo a todos e a anunciar Cristo, segundo a experiência pessoal de um discípulo que, na medida em que ama e conhece o Senhor, experimenta a necessidade de compartilhar, com outro, sua alegria de ser enviado, de sair pelo mundo para anunciar Jesus Cristo que morreu e ressuscitou, para fazer do amor e do serviço uma realidade na pessoa dos mais necessitados, em uma palavra, para edificar o Reino de Deus", disse ela.

Escolhido o hino do Ano dos Leigos

Nesta ocasião, foi escolhido o hino do Ano dos Leigos: as cinco propostas selecionadas foram executadas diante da assembleia dos presentes.

Um júri profissional escolheu a canção "Somos teus discípulos", do grupo "Huellas" de Coronel Oviedo. O evento foi concluído com uma oração dirigida por dom Celestino Ocampo.

(com Fides)

Copyright © 2021 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.