30.Jun - Paz no Líbano: Papa convida a rezar pelo país para sair da grave crise

Andressa Collet – Vatican News

Ao final da oração mariana do Angelus, nesta terça-feira (29), o Papa recordou que na próxima quinta-feira, 1º de julho, o dia será especial “de oração e reflexão pelo Líbano no Vaticano”. E afirmou:

“Junto com os líderes de todas as Igrejas presentes no País dos Cedros, vamos nos deixar inspirar pela Palavra da Escritura que diz: "O Senhor Deus tem planos de paz" (Jr 29,11). Convido todos a se unirem espiritualmente a nós, rezando para que o Líbano possa se recuperar da grave crise que está passando e mostre mais uma vez ao mundo a sua face de paz e esperança.”

Diálogo, orações e lâmpadas acesas

Além do encontro no Vaticano para rezar, dialogar e refletir sobre o futuro do Líbano, a quinta-feira será marcada por vários momentos significativos. Começando, assim, com a procissão do Papa em direção à Basílica de São Pedro junto a representantes das Igrejas Ortodoxa e Católica, presentes com diferentes ritos e tradições, e também de várias comunidades eclesiais nascidas da Reforma. Todos juntos vão descer os degraus da Confissão do Apóstolo Pedro e cada um vai colocar uma vela como sinal da oração que arde, pedindo a intercessão do Apóstolo.

Em seguida, haverá uma mesa redonda, moderada pelo núncio Joseph Spiteri, com os dez líderes das comunidades cristãs. Enfim, uma oração ecumênica, ainda na Basílica, que vai incluir a proclamação de algumas passagens da Palavra de Deus, alternadas com orações e cantos das diferentes tradições rituais presentes no Líbano, com textos em árabe, siríaco, armênio e caldeu. No final da celebração, alguns jovens vão entregar uma lâmpada acesa, que será então colocada sobre um candelabro, sinal da esperança de paz que as gerações mais jovens dão àquelas que têm a responsabilidade pelo destino do País dos Cedros.

Os 160 anos do L'Osservatore Romano

Em seguida, o Papa também se congratulou com os colegas do jornal vaticano L’Osservatore Romano que começa um mês de julho de festa:

“No dia 1º de julho será comemorado o 160º aniversário da primeira edição do ‘L'Osservatore Romano’, o ‘jornal de partido’, como eu o chamo. Felicidades e muito obrigado pelo serviço de vocês. Continuem o seu trabalho com fidelidade e criatividade.”

Copyright © 2021 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.