21.Jun - Roaco, início da 94ª plenária: foco na Terra Santa e no Oriente Médio

VATICAN NEWS

A Congregação para as Igrejas Orientais informa que tem início, nesta segunda-feira (21/06), a 94ª Assembleia Plenária da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO).

Os trabalhos do organismo prosseguem até quinta-feira, 24 de junho. Vários são os convidados provenientes do Oriente Médio e da África, de países de competência do organismo, que participam dos trabalhos realizados presencialmente na Casa Bonus Pastor, em Roma.

Uma oração pelas terras em sofrimento

Segundo a Congregação para as Igrejas Orientais, a primeira reunião está prevista para esta tarde, às 16h, com o Comitê Diretivo.

Amanhã, terça-feira, 22 de junho, às 8h30, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, presidente da Roaco, presidirá a celebração eucarística inaugural durante a qual se rezará "pelos países que continuam sofrendo as consequências da violência, da instabilidade social e política agravada pela persistência da pandemia", por todos os benfeitores vivos e mortos, e se confiará ao Senhor e à intercessão da Mãe de Deus o desenvolvimento das sessões programadas.

Foco na Terra Santa

A primeira sessão se concentrará na situação da Terra Santa, através das contribuições do Patriarca Latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa, do custódio e guardião do Monte Sião, padre Francesco Patton, e do vice-reitor da Universidade de Belém, pe. Peter Bray. Também serão divulgadas informações sobre a Coleta a favor da Terra Santa 2020. No encontro da tarde de terça-feira (22), o olhar se voltará para a Etiópia, Armênia e Geórgia, graças à presença e aos relatos dos respectivos núncios apostólicos, dom Antoine Camilleri e dom José Avelino Bettencourt.

Uma reflexão sobre a situação no Oriente Médio

Na manhã de quarta-feira, 23, haverá uma reflexão sobre a situação de todo o Oriente Médio, por meio dos testemunhos do secretário para as Relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher e dos representantes pontifícios na Síria, cardeal Mario Zenari; no Líbano, dom Joseph Spiteri; no Iraque, dom Mitja Leskovar.

Participam também da plenária, os representantes das Agências Católicas que fazem parte da Roaco, os oficiais da Congregação para as Igrejas Orientais e os representantes da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado e de alguns Dicastérios interessados.

Devido ao programa intenso e ao contexto limitado em que o trabalho se realiza, não serão concedidas entrevistas.

Copyright © 2021 Santuário Santa Rita de Cássia. Todos os direitos reservados.