As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
SAL - Serviço de Animação Litúrgica

Notice: Undefined index: titulo_pagina in /home/santarita/public_html/pg/pastoral.php on line 47

Notice: Undefined index: titulo_pagina in /home/santarita/public_html/pg/pastoral.php on line 47
SAL - Serviço de Animação Litúrgica
Levamos a assembleia a estar em sintonia com Deus celebrando o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus.
Prepara, acompanha e anima a vida litúrgica na comunidade, visando a participação ativa, consciente e plena da comunidade. 

Liturgia é antes de tudo piedade e vida. A palavra Liturgia vem do grego (laós = povo e urgia = trabalho, ofício) e significava originariamente um serviço ou trabalho público, especialmente religioso, na medida em que a religião no mundo antigo tinha um caráter eminentemente púbico.

Hoje, entende-se a liturgia como a atualização da entrega de Cristo para a salvação. Liturgia é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, a Liturgia torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal. Pela celebração litúrgica o fiel insere-se plenamente nas realidades da sua salvação. Sendo, antes de tudo, "serviço do povo", a liturgia tem raízes absolutamente cristológicas. Cristo rompe com o culto puramente ritual e formal e torna a liturgia um "culto agradável a Deus" (cf. Rm 12, 1-2).

Por esta razão a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade, através da:
- Equipe litúrgica que deve ser responsável pela organização de todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, etc.
- Equipes de celebração são as encarregadas de fazer acontecer a celebração; em sintonia com o pessoal da música e com o padre.
- Equipe do ministério da música, responsável pela música nas celebrações; que deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade.

Para ser um leitor designado é necessário uma previa formação. Para demais funções, não há uma regra única. Vai depender de cada realidade. A diversidade de carismas e dons enriquece a equipe.

A segunda função da pastoral litúrgica é a formação dos que fazem a liturgia e de toda a comunidade.

E em terceiro lugar compete a pastoral litúrgica a preparação das celebrações. "A celebração é o espelho da comunidade": quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias.

Para participar basta entrar em contato com a coordenação da liturgia ou a secretaria paroquial. Conforme o carisma, poderá ser encaminhado à uma atividade específica dentro da liturgia. As reuniões acontecem bimestralmente ou conforme necessidade.
 
Copyright © 2024 - Santuário Santa Rita de Cássia.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 107

Notice: Undefined index: in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 107