Peregrinação Dehoniana em Aparecida
Em celebração ao centenário de morte do Padre Dehon
Notícias
24.07.2025 | 4 minutos de leitura

No dia 10 de agosto, religiosos e leigos participarão da Peregrinação Dehoniana em Aparecida, no Santuário Nacional, em celebração ao centenário de morte do Venerável Padre Dehon, fundador da congregação.
Este tempo celebrativo é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o fundador dos Dehonianos e sobre a história da congregação, que completará 150 anos em 2028, além de partilhar e dar a conhecer a rica espiritualidade dehoniana.
Entre os dias 10 e 12 de agosto, realizaremos a peregrinação a Aparecida do Norte, com o tema: “Dehonianos, peregrinos da esperança.”
A saída de Curitiba está prevista para o domingo, dia 10, às 19h, após a Missa de Envio, que acontecerá no Santuário Santa Rita de Cássia. A chegada em Aparecida está prevista para as 6h30, no Hotel Peregrinos, onde será servido o café da manhã (incluso no pacote de hospedagem).
A viagem de peregrinação está sendo organizada pela Agência Nicheli. Informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp: 41 99985-1979 ou clicando aqui.
Programação em Aparecida11 de agosto17h30: Acolhida em frente à Basílica de Aparecida, marcando o início da peregrinação.18h: Terço Luminoso, percorrendo o entorno da Basílica.19h: Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Capela do Santíssimo (dentro da Basílica).
12 de agosto9h: Santa Missa, presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ (na Basílica).10h: Momento institucional, no Auditório Pe. Noé Sotillo (subsolo).11h30: Foto oficial, com a camiseta do Jubileu, em frente à Basílica de Aparecida, marcando o encerramento da peregrinação.
Padre Dehon: Uma vida pelo Coração de JesusNascido em 1843, na França, João Leão Dehon foi inspirado por sua mãe a amar o Coração de Jesus. Apesar da resistência do pai, que o enviou a Paris para estudar Direito, Dehon manteve vivo o desejo de ser sacerdote. Após concluir o doutorado em 1864 e realizar diversas viagens, confirmou sua vocação ao passar pela Terra Santa.
Em 1868, foi ordenado sacerdote e dedicou-se a obras em favor dos operários, à evangelização e à divulgação da Doutrina Social da Igreja. Sentindo o chamado para algo maior, fundou, em 28 de junho de 1878, a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), consagrando sua vida ao Reino do Coração de Jesus.
Apesar de muitos desafios, a congregação cresceu e se espalhou pelo mundo, levando o amor do Coração de Jesus a diversos povos. Padre Dehon faleceu em 1925, deixando um legado de fé, obras sociais e espiritualidade. Em 1997, foi declarado venerável pelo Papa São João Paulo II.
Seu lema de vida resume sua entrega:“Por Ele vivi, por Ele morro!”
Sobre a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de JesusA Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus foi fundada pelo Venerável Padre João Leão Dehon no dia 28 de junho de 1878, em Saint-Quentin, na França. Seus membros vivem a consagração a Deus em comunidade, professando os votos de castidade, pobreza e obediência.
Movidos pelo amor e pelo espírito de reparação, os religiosos dehonianos atuam em diversas frentes apostólicas: paróquias, seminários, colégios, universidades, missões ad gentes e obras sociais, colaborando ativamente com as Igrejas locais e com a missão da Igreja no mundo. Essa ação apostólica está sempre unida à Adoração Eucarística, vivida como um autêntico serviço à Igreja.
Em cada ato, os religiosos dehonianos buscam a glória de Deus: na ardente devoção ao Sagrado Coração de Jesus, na imitação de suas virtudes por meio da própria santificação e na difusão do amor de Cristo para a salvação das almas.
Em Curitiba, o Santuário Santa Rita de Cássia, há 65 anos, é assistido e administrado pelos Padres do Sagrado Coração de Jesus, assim como o Santuário São Judas Tadeu e o Colégio/Faculdade ESIC.
Fonte: Pastoral da Comunicação / Site da Província Dehonianos BRM
Mais Notícias
Igreja do Paraná lança campanha solidária para ajudar vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR)O violento tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) na tarde dessa sexta-feira, 7 de novembro.10.11.2025 | 2 minutos de leitura
67ª Festa de Santa Rita de Cássia: fé, esperança e devoçãoCom Santa Rita, peregrinos cheios de esperança!05.05.2025 | 4 minutos de leitura
Retiro Cassiano, um encontro de fé e espiritualidade em CuritibaO ano de 2025 será marcado por celebrações inesquecíveis no Santuário das Rosas! Prepare-se para vivenciar momentos de fé, espiritualidade e ale...13.01.2025 | 3 minutos de leitura
Dezembro no Santuário03.12.2024 | 2 minutos de leitura
Programação especial de Natal no Santuário das RosasNeste Natal preparamos uma programação especial para celebramos o nascimento do Salvador.29.11.2024 | 3 minutos de leitura
Novembro: Acontece no Santuário das RosasFique por dentro do que acontece no mês de novembro no Santuário.11.11.2024 | 1 minutos de leitura
Outubro: mês missionárioA Igreja dedica o mês de outubro à reflexão e à ação missionária.03.10.2024 | 3 minutos de leitura
Semana Nacional da VidaUma Reflexão Sobre o Valor da Vida e a Importância dos Idosos30.09.2024 | 3 minutos de leitura
Santa Missa do Dia Mundial do Migrante e do RefugiadoPara celebrar a data, uma Santa Missa será realizada no Santuário às 17h do dia 29, domingo.26.09.2024 | 6 minutos de leitura
Festa das CapelinhasMovimento das Capelinhas: Tradição e Evangelização26.09.2024 | 2 minutos de leitura

