Virtudes Cristãs
Virtude, hábito e vício
26.03.2019 | 7 minutos de leitura

Virtude, hábito e vício
A virtude é o que dá o toque de perfeiçãi no ser e no agir da natureza humana; sobretudo se a pessoa vem elevado e enobrecido pelas virtudes sobrenaturais. A natureza age através dos sentidos: vemos com os olhos, ouvimos com os ouvidos, conhecemos com a inteligência, etc. Se esses sentidos forem exercitados, adquirem formas estáveis de atuação, que pela reptição, se tornam hábitos. Se forem bons, são chamados de virtudes; se forem maus, vícios. Deste modo, a virtude é uma qualidade boa, que aperfeiçoa de modo habitual as potências humanas, inclinando o ser humano a fazer o bem.
Virtudes Teologais
As virtudes mais execlentes são as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) que se referem diretamente a Deus.
A fé define-se como "a virtude pela qual cremos firmemente em todas as verdades que Deus revelou, baseadas na autoridade do próprio Deus, que não pode enganar-se nem enganr-nos".
A esperança define-se como "a virtude sobrenatural pela qual confiamos que Deus, que é todo poderoso e fiel às suas promessas, nos concederá a vida eterna e os meios necessários para alcançá-la".
A caridade, virtude implantada na nossa alma no Batismo, juntamente com a fé e a esperança, define-se como "a virtude pela qual amamos a Deus por si mesmo, sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus". É chamada a rainha das virtudes, porque as outras, tanto as teologais como as morais, nos conduzem a Deus, mas a caridade é a que nos une a ele. Onde houver caridade, estarãotambém as demais virtudes.
Virtudes Morais (ou Cardinais)
Mas também são importantes as virtudes morais, que aperfeiçoam o comportamento do indivíduo nos meios que conduzem a Deus. Se pensar-se no modo de conquistá-las, umas são virtudes naturais ou adquiridas, pois são conseguidas com as forças da natureza, através de atos bons realizados pelo ser humano. Por exemplo: a siceridade, a laboriosidade, a discrição, a lealdade... outras são sobrenaturais, pois são concedidas por Deus, de modo gratuíto.
As virtudes teologais sempre são sobrenaturais ou infusas; mas virtudes morais podemser adquiridas ou infundidas por Deus. As principais virtudes morais são o fundamento das demais virtudes. São elas a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.
Virtudes e vivência cristã
Às vezes é difícil viver as virtudes naturais porque, depois do pecado original, o ser humano está desordenado e sente a inclinação ao pecado; mas Deus concede a graça que as purifica, elevando-as à ordem sobrenatural, para que ajudem o cristão a obter o fim ao qual está chamado: a eterna bem aventurança. Então, as virtudes, sem deixarem de ser naturais, são também sobrenaturais. Com a ajuda de Deus, as virtudes naturais firmam o caráter e levam o homem à prática do bem. Quando são vividas de verdade, todas as virtudes estão animadas e inspiradas pela caridade. Como diz São Paulo, a caridade é “o vínculo da perfeição” (Col 3,14), a forma de todas as virtudes.
O cristão que intenta viver uma vida segundo Deus, conta com a graça divina e as virtudes, quer dizer, com todos os meios para conseguir o fim a que Deus o chama. Em consequência, com a ajuda de Deus e o esforço próprio, há de ir crescendo na virtude.
Deus nunca o abandona, basta que o homem lute para fazer o bem e viver a caridade. Os filósofos anteriores ao cristianismo falavam da virtude perfeita para qualificar a nobreza do ser humano; mas falavam sob um ponto de vista puramente natural.
A Igreja fala, além disso, de virtudes sibrenaturais, que Deus comunica graciosamente ao ser humano e que, quando são vividas em plenitude, levam à santidade.
Na proclamação dos santos não se faz outra coisa senão investigar e sancionar que naquela vida existem provas de que tenha praticado, em grau heróico, as virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade, assim como as virtudes cardeais da prudência, justiça, temperança e fortaleza, com as virtudes anexas correspondentes.
E como viver uma vida virtuosa? A resposta não pode ser outra: devemos pensar no modo de imitar a Cristo. Devemos refletir para aprendermos diretamente da vida do Senhor algumas das virtudes que irão resplandecer na nossa conduta, pois Jesus Cristo, encarnou-se e assumiu a nossa natureza para mostrar à humanidade que ele é modelo de todas as virtudes. Por isso, na intimidade pessoal e familiar, na conduta externa, no trabalho e em qualquer atividade que exerça, cada um deve procurar se manter em contínua presença de Deus, tendo Cristo como modelo, pois se não nos comportarmos desse modo, seremos pouco conseqüentes com a nossa condição de filhos de Deus.
Assim é inconsequente o homem que assegura querer ser autenticamente cristão, santo, mas que despreza o seguimento de Cristo no cumprimento das suas obrigações, não manifestando continuamente a Deus o seu carinho e o seu amor filial.
Precisamos alimentar no fundo do coração um desejo ardente de alcançar a santidade, ainda que nos vejamos cheios de misérias. Mas não podemos nos descuidar, pois à medida que se avança na vida interior, percebe-se com mais clareza os defeitos pessoais.
Mesmo assim precisamos procurar atingir o perfeito acabamento até mesmo nas coisas pequenas. Para isso nos servem de modelos os santos: foram pessoas como nós, de carne e osso, com fraquezas e debilidades, que souberam vencer e vencer-se por amor de Deus.
Santa Rita de Cássia é um modelo virtuoso para nós. Para viver uma vida virtuosa em busca da santidade não é preciso fazer coisas “esquisitas” ou “estranhas”.
Devemos levar uma vida normal, procurando cumprir os deveres de nosso estado, executando bem nossas tarefas profissionais, superando-nos, melhorando dia a dia. Sermos leais e compreensivos com os outros e exigentes conosco. O convite para a santidade, dirigido por Jesus Cristo a todos, requer de cada um que cultive a vida interior, que se exercite diariamente nas virtudes cristãs, e não de qualquer maneira, pois trata-se de um objetivo árduo. Não nos esqueçamos que ninguém nasce santo, ao contrário, forma-se o santo no íntimo relacionamento entre Deus e a pessoa, já que tudo aquilo que se desenvolve começa por ser pequeno e é alimentado-se gradualmente, mediante progressos constantes, que chega a tornar-se grande.
Somos cristãos, mas ao mesmo tempo, cidadãos do mundo. Se quisermos nos santificar de verdade, por amor a Deus e para correspondermos à nossa vocação de cristãos, temos que dar exemplo. Temos que esforçar- nos por oferecer com a nossa conduta o testemunho de uma pessoa responsável e mostrar que só contando com Jesus é que conseguiremos alcançar a vitória; nós, sozinhos, não podemos nada. Quando desempenhamos nossas atividades com o propósito de santificá-las, as virtudes entram em ação.
Seguir Cristo: este é o segredo. Acompanhá-lo tão de perto que vivamos com ele, como aqueles primeiros doze; tão de perto, que com ele nos identifiquemos. O Senhor reflete-se na nossa conduta como num espelho. Se o espelho for como deve ser, reproduzirá o semblante amável do nosso salvador sem o desfigurar, sem caricaturas e os outros terão a possibilidade de admirá-lo e segui-lo, assim como fez Santa Rita de Cássia.
Santa Rita de Cássia teve uma vida virtuosa, fruto de uma excelente educação familiar. Seus pais a consideravam uma flor na vida deles, pois a tiveram após 18 anos de casados. Margarida (Margherita), Rita ficou o apelido conhecido dessa flor qye ainda hoje exala o perfume de Cristo no mundo.
Santa Rita Virtuosa, de Deus estimada, sede nossa protetora, Rita bem aventurada!
Igreja do Paraná lança campanha solidária para ajudar vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR)O violento tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) na tarde dessa sexta-feira, 7 de novembro.10.11.2025 | 2 minutos de leitura
Peregrinação Dehoniana em AparecidaEm celebração ao centenário de morte do Padre Dehon24.07.2025 | 4 minutos de leitura
67ª Festa de Santa Rita de Cássia: fé, esperança e devoçãoCom Santa Rita, peregrinos cheios de esperança!05.05.2025 | 4 minutos de leitura
Retiro Cassiano, um encontro de fé e espiritualidade em CuritibaO ano de 2025 será marcado por celebrações inesquecíveis no Santuário das Rosas! Prepare-se para vivenciar momentos de fé, espiritualidade e ale...13.01.2025 | 3 minutos de leitura
Dezembro no Santuário03.12.2024 | 2 minutos de leitura
Programação especial de Natal no Santuário das RosasNeste Natal preparamos uma programação especial para celebramos o nascimento do Salvador.29.11.2024 | 3 minutos de leitura
Novembro: Acontece no Santuário das RosasFique por dentro do que acontece no mês de novembro no Santuário.11.11.2024 | 1 minutos de leitura
Outubro: mês missionárioA Igreja dedica o mês de outubro à reflexão e à ação missionária.03.10.2024 | 3 minutos de leitura
Semana Nacional da VidaUma Reflexão Sobre o Valor da Vida e a Importância dos Idosos30.09.2024 | 3 minutos de leitura
Santa Missa do Dia Mundial do Migrante e do RefugiadoPara celebrar a data, uma Santa Missa será realizada no Santuário às 17h do dia 29, domingo.26.09.2024 | 6 minutos de leitura

