O Santuário Santa Rita de Cássia de Curitiba orgulha-se de possuir duas relíquias da Santa, uma de primeiro grau e outra de segundo grau.
A palavra relíquia significa "um fragmento" ou "o resíduo de uma coisa que foi, mas agora já não é" e é um objeto preservado para veneração no âmbito religioso.
As relíquias são divididas em duas classes, as de primeiro grau, que são "parte do corpo ou os fragmentos do corpo de um santo, como a carne ou um osso". As de segundo grau, são parte de objetos que pertenceram ou tiveram contato direto com os santos.
Aqui no Santuário, possuímos relíquias de Primeiro e Segundo Grau de Santa Rita de Cássia. A Relíquia de Primeiro Grau, um fragmento do osso, certificado pelo Vaticano, foi entronizada em 2017 e doada pela família de um sacerdote dehoniano que atuou no Santuário e a trouxe da Itália, tendo ficado sob seus cuidados até o dia de sua morte. Essa relíquia fica exposta na Capela da Relíquia e é utilizada todo dia 22 para abençoar os devotos ao final das Celebrações. A relíquia de segundo grau é um fragmento do hábito agostiniano de Santa Rita e é exposta toda quinta-feira, durante as novenas.