As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
Padres e Diáconos
P. Nilson Helmann, SCJ, Pároco-Reitor

P. Nilson Helmann, SCJ, Pároco-Reitor

Nasceu no dia 02 de Março de 1.981 em Joinville, SC. Filho de Bertilo Helmann e Judite Weber Helmann, tem um irmão.

Em fevereiro de 1999, aos 17 anos, ingressou no seminário propedêutico em Rio Negrinho, SC. Em 2 de fevereiro de 2002, após o postulantado e o noviciado, professou os primeiros votos em Jaraguá do Sul, SC. Estudou filosofia em Brusque entre 2002 e 2003 e realizou seu tirocínio no Seminário Sagrado Coração de Jesus (SCJ) de Corupá, SC. Em 2006, iniciou os estudos de teologia em Taubaté, SP. Na cidade de Guabiruba, em 7 de fevereiro de 2009, professou os votos perpétuos e, no dia seguinte, em Brusque, SC, foi ordenado diácono. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em Joinville, Santuário SCJ, no dia 24 de abril de 2010. Como sacerdote, atuou como vigário paroquial do Santuário SCJ em Joinville, SC, entre abril de 2010 e agosto de 2012. Em agosto de 2012, foi transferido para Corupá/SC, sendo nomeado diretor do seminário, superior da comunidade religiosa e secretário provincial da província BRM dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Entre janeiro e maio de 2018 esteve em Halles Cornes, EUA, para estudar inglês. Em junho de 2018 iniciou em Roma, na Universidade Lateranense, um mestrado em Direito Canônico. Concluído o mestrado, em julho de 2021, também em Roma (com períodos na França e na Bélgica) deu início a uma especialização em Estudos Dehonianos junto ao Centro de Estudos Dehonianos da Congregação SCJ. No mês de julho de 2023, retornou ao Brasil, sendo enviado a Buenos Aires, Argentina, para aprimorar a língua espanhola.

Em dezembro de 2023, foi nomeado pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, PR.
P. Giovani Pontes, SCJ

P. Giovani Pontes, SCJ

Natural de Varginha/MG, nascido filho de Moysés e Maria José Pontes (ambos falecidos), ele é um dos quatro irmãos de Gislene, Gilberto e Gilsimara, além de ser tio de seis sobrinhos.

Sua trajetória religiosa começou em 1975, ao ingressar no seminário na Escola Apostólica Dehonista em Lavras/MG, onde completou o Ensino Fundamental. Posteriormente, cursou o Ensino Médio no Instituto Dehonista em Curitiba/PR, entre 1979 e 1981.

No Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul/SC, preparou-se para a vida religiosa, professando os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência em 02 de fevereiro de 1983.

Sua formação acadêmica inclui a Faculdade de Filosofia em Brusque/SC, de 1983 a 1985, seguida pelo Tirocínio na Escola Apostólica Dehonista em Lavras/MG, de 1986 a 1987, onde também atuou como educador-professor dos seminaristas menores.

Retomando seus estudos, ingressou no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté/SP, onde se graduou em Teologia entre 1988 e 1991.

Após professar os votos perpétuos em 23 de fevereiro de 1991, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Varginha/MG, foi ordenado diácono em 24 de fevereiro de 1991, na Paróquia Divino Espírito Santo, pelo bispo Dom Aloísio Roque Oppermann.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, pelas mãos de seu confrade Dom Aloísio Roque Oppermann.

Seu ministério presbiteral teve início na Paróquia São Sebastião, em Jaraguá do Sul/SC, onde serviu entre 1992 e 1993.

Em 1994, realizou uma experiência internacional de pastoral na Província Chilena, trabalhando com a juventude, e participou do Primeiro Encontro Latino Americano de Pastoral da Juventude, em Bogotá, Colômbia, promovido pela CELAM.

De 1995 a 1998, foi Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em São José dos Campos/SP, sendo designado como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Mãe da Igreja, em Taubaté/SP, em 1999, onde exerceu o papel por sete anos, além de ser responsável pela animação do Apostolado Paroquial da Província Brasil Central.

De 2006 a 2010, desempenhou as funções de Reitor e Pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em São Luís do Maranhão, e foi responsável pela Animação do Apostolado Paroquial no Distrito do Maranhão por cinco anos.

No período de 2011 a 2013 foi Pároco na Paróquia Bom Jesus, do bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro.

Entre 2014 e 2015, atuou como Vigário Paroquial na Paróquia Santana em Lavras/MG, seguido de uma experiência missionária em Toronto, Canadá, em 2016.

De 2017 a 2018, foi Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Candelária na cidade de São Paulo, e em 2019 serviu como Vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tapurah/MT.

De 2020 a 2022, exerceu a função de Vigário na Paróquia Rainha dos Apóstolos em Ariquemes/RO.

Residiu no Seminário do Sagrado Coração de Jesus em Corupá, SC, até ser chamado em 2024 para exercer seu ministério sacerdotal no Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba/PR.

Para sua Ordenação Presbiteral, escolheu a inspiração bíblica: "Sei em quem acreditei... Por isso, tudo posso n'Aquele que me fortalece" (2 Timóteo 1, 12; Filipenses 4, 13).
P. Itamar José Zigowski, SCJ

P. Itamar José Zigowski, SCJ

Nascido em Rio Negrinho, Santa Catarina, em 02 de agosto de 1967, Pe. Itamar José Zigowski é um dedicado servo de Deus que tem marcado sua jornada com profundo compromisso e amor pela comunidade.

Sua dedicação à vida religiosa começou com a profissão dos primeiros votos em 02 de fevereiro de 1997, um momento que marcou o início de uma jornada de serviço e devoção. Sua ordenação como padre ocorreu em 18 de dezembro de 2004.

Ao longo de sua trajetória, Pe. Itamar serviu em diversas paróquias, deixando sua marca por onde passou. Em 2005, iniciou seu ministério na Paróquia Santa Luzia, no Maranhão, onde sua dedicação e liderança foram notáveis, deixando um legado de fé e serviço.

Nos anos de 2006 a 2007, ele foi enviado ao Seminário São Miguel, em Crissiumal, Rio Grande do Sul, onde continuou seu aprimoramento espiritual e intelectual, preparando-se para os desafios que estavam por vir.

Em 2008, recebeu o chamado para servir no Santuário São Judas Tadeu, em Curitiba, Paraná, onde por cinco anos compartilhou sua sabedoria e orientação espiritual, impactando profundamente a vida da comunidade.

Seu ministério o levou também à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, entre 2013 e 2014, onde sua presença trouxe conforto e esperança aos fiéis.

Por seis anos, de 2015 a 2021, Pe. Itamar dedicou-se à Paróquia São Sebastião, também em Jaraguá do Sul, consolidando seu compromisso com a missão de guiar e fortalecer a comunidade em sua jornada espiritual.

Em um momento de especial significado, nos anos de 2022 a 2023, Pe. Itamar foi chamado para servir na Paróquia Jesus Mestre, na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba, onde sua sabedoria e orientação espiritual foram valorizadas e apreciadas por toda a comunidade acadêmica.

Em 2024, foi chamado para exercer seu ministério no Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba/PR.

Pe. Itamar José Zigowski é uma inspiração para todos aqueles que o conhecem, um verdadeiro exemplo de amor, fé e dedicação ao serviço de Deus e ao próximo. Sua jornada é um testemunho vivo do poder transformador da vocação religiosa e do impacto positivo que um coração generoso e uma alma dedicada podem ter no mundo.
 
Copyright © 2024 - Santuário Santa Rita de Cássia.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 107

Notice: Undefined index: in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 107